fbpx

IBGE: Bahia lidera produção de grãos no Nordeste

A Bahia lidera o Nordeste na produção de grãos, respondendo por 4,5% da safra nacional deste ano, e se colocando entre os sete Estados que mais produzem no País, de acordo com a décima estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas, divulgada hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Nordeste foi a região que mais teve incremento na produção deste ano, em comparação a 2010, com acréscimo de 26,2%, chegando a produzir até outubro 14,9 milhões de toneladas de grãos.

De acordo com o senador Walter Pinheiro (PT-BA), o posicionamento da Bahia dá-se não somente pelas boas condições edafoclimáticas, mas principalmente pelas políticas públicas adotadas pelo governo do Estado, em parceria com a União, que vêm fortalecendo tanto a agricultura familiar como o agronegócio.

“Programas nacionais como o Pronaf, e estaduais, como o Produzir, aliados à assistência técnica no campo e a distribuição de sementes certificadas aos agricultores familiares, são exemplos que trazem benefícios reais para o desenvolvimento da agricultura em nosso estado”, destacou Pinheiro.

Ainda de acordo com o IBGE, a safra brasileira deve chegar a 159,7 milhões de toneladas este ano, 6,8% superior à safra recorde de 2010 (149,6 milhões de toneladas). A área a ser colhida em 2011, de 48,6 milhões de hectares, apresenta acréscimo de 4,6% comparado a 2010.

O arroz, o milho e a soja, que são as três principais culturas (representam 90,6% da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas) respondem por 82,4% da área a ser colhida.