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Ouvidoria garante diálogo entre população e Governo Municipal

Regulamentada pela lei 1.612/2009, a Ouvidoria Geral do Município/OGM de Vitória da Conquista é um serviço de atendimento à comunidade interna e externa. E tem a finalidade de ouvir, acompanhar e encaminhar reclamações, sugestões, denúncias e elogios que dizem respeito aos serviços prestados pelo Governo Municipal.
A Ouvidoria Geral é um canal de diálogo fácil, acessível e direto de participação popular. Com ela, a população pode contribuir com as melhorias nos serviços prestados pelo Governo Municipal.
Por meio desse serviço, o cidadão pode apresentar a demanda pelo telefone 0800-2845857 ou pelo atendimento presencial, na sede da Ouvidoria Geral do Município, localizada na Rua Coronel Gugé, nº 401, Centro. Também é possível fazer o registro pelo site www.pmvc.ba.gov.br/ouvidoria.

Pós-atendimento – O registro feito pelo cidadão, por meio do site, telefone ou de forma presencial, é encaminhado pela Ouvidoria para as secretarias municipais competentes: Secretaria de Governo, da Transparência e do Controle, Saúde, Educação, Administração, Desenvolvimento Social, Agricultura, Comunicação, Meio Ambiente, Transparência e Controle, Finanças, Serviços Públicos ou para a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana.
Logo após o encaminhamento, a Ouvidoria acompanha o atendimento, monitora os prazos de resposta e mantém o usuário sempre informado, buscando a solução de conflitos ou o esclarecimento de situações.A ouvidora do município, Marília Fernandes Palles Chiachio, explica que toda a atuação pós-atendimento ocorre com a secretaria e os cidadãos, com o intuito de providenciar de forma rápida as demandas solicitadas. “Encaminhamos a manifestação e oferecemos um prazo de 5 a 8 dias úteis, a depender da demanda, para que a secretaria nos dê uma resposta. Após esse retorno, entramos em contato com o cidadão repassando a posição da secretaria ”, explicou.

Passo a passo – O andamento do registro pode ser acompanhado passo a passo pelo cidadão de forma presencial, na Rua Coronel Gugé, nº 401, Centro, ou pelo próprio telefone da Ouvidoria: 0800 – 2845857.
No site, o cidadão, além de fazer o registro de forma fácil e rápida, também pode acompanhar o andamento da solicitação. No link consulta, é possível verificar a situação do registro cadastrado. No link complementação, o cidadão pode está encaminhando novos dados que facilitarão o andamento do registro. Para finalizar, ele ainda tem a oportunidade de registrar o seu grau de satisfação pelo link avaliação.

Usuários – Em 2010, a Ouvidoria Geral do Município atendeu a 543 pessoas. Neste ano, até o mês de outubro, o número de atendimentos cresceu, chegando a mais de 692 usuários do serviço. Desse valor, 70% dos casos já foram resolvidos. Os demais estão em via de resolutividade. “A população pode ficar tranquila com relação ao serviço prestado pela Ouvidoria, pois é um trabalho sério e feito de forma sigilosa, já que muita gente não quer ser identificada”, certificou Marília.
Além do tratamento de denúncias e reclamações, buscando a solução de conflitos ou o esclarecimento de situações por meio de processos consistentes de busca de informações, a Ouvidoria Geral aprimora constantemente o canal de diálogo com os diversos setores da Prefeitura, com vistas à otimização do atendimento às demandas e ao fortalecimento do sistema participativo, característica do atual governo.
O principal papel dos serviços prestados pela Ouvidoria é certificar aos cidadãos a participação na administração pública com o propósito de melhorar o desempenho dos serviços prestados à comunidade e tornar a ação governamental mais transparente. “A população pode ficar tranquila, porque toda a solicitação feita para Ouvidoria chega ao destino, e a gente exige uma resposta”, assegurou Marília.

Depoimentos – A população que conhece o serviço em Vitória da Conquista confirma a eficiência da Ouvidoria no processo de diálogo com o Governo Municipal.
A dona de casa Luzia de Lourdes da Silva, moradora da Avenida Brumado, já utilizou o serviço duas vezes por conta de demandas na área de saúde. “Todas as minhas solicitações foram solucionadas e eu fiquei muito satisfeita com isso. Sem dúvida é um serviço de extrema relevância”, afirmou. “Fui muito bem atendida no local e em dez dias obtive resposta sobre a minha solicitação”, declarou a aposentada Maria José Brito.
Usuária do serviço desde o início deste ano, a dona de casa Aureni Lima Santos já recomendou a Ouvidoria para amigos, parentes e até mesmo para pessoas desconhecidas. “Já fui lá seis vezes e sempre tive a minha solicitação atendida de forma rápida. A última vez que fui atendida na Ouvidoria, tive o meu problema solucionado em torno de três dias; por isso sempre recomendo às pessoas a utilizarem o serviço”, afirmou.