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Sebrae formata primeira franquia de ótica baiana

Depois de 20 anos de mercado, cinco lojas na Bahia, duas em São Paulo e uma em Recife, além de mais 25 pontos de apoio espalhados pela região, laboratório próprio, montagem computadorizada, 70 funcionários e mais de 100 mil clientes cadastrados, o empresário Joaquim Farias, como todo empreendedor de sucesso, ainda não estava satisfeito. “Meu pai sempre sonhou com o crescimento, sempre buscou estar um passo a frente” revela o vice-diretor das Óticas Mercadótica, Joaquim Júnior. E motivado por esse desejo, o empresário transformou as Óticas Mercadótica na primeira ótica baiana a se tornar franquia com o auxílio do Sebrae.

Em 2006, quando o filho do empresário, Joaquim Júnior, foi fazer faculdade no Espirito Santo, o negócio da família começou a enfrentar problemas de gerenciamento. “Na época, nós já tínhamos as cinco lojas e muitos funcionários e não estávamos dando conta de gerenciar tudo isso” revela o vice-diretor. Decidido, o jovem empresário que hoje tem 22 anos, largou o curso de Engenharia Mecânica e retornou a Vitória da Conquista para auxiliar na gestão das empresas da família. O pouco tempo na universidade fez com que Júnior voltasse às empresas com uma visão de crescimento e gerenciamento diferente da do pai.

Assim, a administração das lojas passou a ser compartilhada entre pai e filho e a Mercadótica retomou o seu crescimento. Para auxiliar nesta nova fase de transformação da empresa em uma franquia os empresários contaram com o apoio do Sebrae em Vitória da Conquista. “A instituição ofereceu uma consultoria com duração de oito meses, subsidiada em 50% pelo Sebrae, sobre formatação de franquias” explica a gestora do Ponto de Atendimento, Juliana Mangabeira.

Segundo Mangabeira, além de visitas do consultor nos estabelecimentos, foram mais de 50 horas de consultoria por mês para a elaboração de diagnóstico, além de outras ações como pesquisas de mercado e tendências do setor, orientações sobre reforma das lojas, com o intuito de padronizar os pontos de atendimento, planejamento estratégico de marketing, construção da visão e missão da empresa, agora voltada para franquia.

Comercialização da franquia começa em 2012

“O Sebrae foi fundamental nessa decisão, não só na questão financeira, mas também com todo o conhecimento sobre franquia que a gente ainda não tinha” afirma Joaquim Júnior.  Segundo o vice-diretor, esse processo para se tornar franquia é continuo e mesmo a parte de consultoria tendo se encerrado em maio de 2011, a Mercadótica continua se aprimorando. Atualmente a empresa já está testando um novo software e em fevereiro de 2012 vai começar a comercializar a franquia.

“Em breve vamos começar a trabalhar a marca Mercadótica não mais como uma loja, mas como uma possibilidade de empreender”, conta Júnior, que revela que embora ainda não tenha começado a comercializar a marca, já existem alguns interessados em se tornarem franquiados. Bem humorado, ele diz que a expectativa é chegar a 100 lojas em 2020. “A franquia possibilita dar oportunidade para as pessoas usarem a nossa marca, o nosso know how, gerenciando o negócio que também é delas e nos ajudando a realizar um sonho, que é expandir a marca Mercadótica”, explica o vice-diretor, Joaquim Júnior.

Setor em crescimento

A franquia é uma modalidade de negócio comercial, no qual acontece a distribuição de produtos ou serviços, por meio de condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado. As franquias possibilitam a concessão e transferência de marca, tecnologia, produtos ou serviços e consultoria operacional. Essa nova modalidade de comércio está em franca expansão no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising o setor cresceu 20,4% em 2010 e a expectativa é que o cresça mais 15% até o fim de 2011.