Senado aprova a regulamentação da profissão comerciária
Mais uma vitória para o trabalhador comerciário. Acaba de ser aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado o substitutivo que regulamenta a profissão no país.
O substitutivo, do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), regulamenta a profissão de comerciário, categoria representada pormais de sete milhões de trabalhadores brasileiros.
Como a proposta recebeudecisão terminativa, o projeto segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.
No relatório, o autor da proposta destacou que a atividade comerciária é uma das mais “antigas, dinâmicas e relevantes ocupações da história do país”. Lembrou desde a figura dos mascates e dos caixeiros viajantes às modernas formas de exercício da profissão, na prestação de serviços e produtos aos consumidores.
Para Joir Sala, secretário geral do Sindicato dos Comerciários em Vitória da Conquista, a regulamentação define, acima de tudo, a identidade do comerciário. “Os empregados no comércio estão buscando, na realidade, uma identidade que não é expressa nas relações trabalhistas quando os comerciários são contratados como balconistas, caixas e tantas outras funções e não como, efetivamente, comerciários”, define.
O Sindicato dos Comerciários comemora esse importante passo rumo a uma grande e almejada conquista da categoria e lembra que esta não é uma luta dos sindicatos e representações em isolado, mas uma luta de mais de sete milhões de trabalhadores.