fbpx

Três rituais para começar 2012 feliz

PMVC




O início de um novo ano é sempre um período de renovar as esperanças em um futuro mais promissor. Criar um momento de reflexão e calma antes que a rotina faça o momento desaparecer pode ajudar a enfrentar o dia a dia de forma mais relaxada. Escolha um ambiente em que se sinta à vontade, acenda velas e coloque uma música relaxante. Ponha uma roupa confortável e tire pelo menos 30 minutos para pensar em você.

Escalda-pés

Faça um chá de menta ou de hortelã, de preferência com as folhas da erva. Coloque em uma bacia e deixe esfriar um pouco. Quando estiver morno, mergulhe os pés na água.

“Tem que esquecer da vida nesse momento. Relaxar os braços, deixar os olhos fechados e ficar bem zen”, aconselha Leila Sabara, autora do livro beleza total (editora DfL) e coordenador da rede Buddha Spa, em São Paulo. A indicação da especialista é descansar assim por 10 minutos.

Depois, seque os pés com uma toalha felpuda de algodão. Com um óleo ou um hidratante, faça movimentos circulares com o polegar na parte superior do pé. Comece em cima e vá até os dedos, ensina Leila.

“Vá envolvendo dedo por dedo, com movimentos circulares, vagarosamente”, diz. Passe novamente pelo peito do pé e pela lateral.

O escalda-pés relaxa e ajuda a diminuir o inchaço dos pés, causado pelo intenso corre-corre de dezembro. É um ótimo ritual para incluir no seu dia a dia e não leva mais do que 30 minutos.

Relaxamento

Este exercício ajuda a eliminar o estresse e também a equilibrar a energia. “Alinhando os chakras naturalmente, levamos a pessoa a um estado de harmonia. É um ótimo exercício para aumentar e recuperar os níveis de energia”, afirma Marcela Rizzo, naturóloga do Otris Spa Urbano.

Comece certificando-se de que não será incomodado nos próximos 30 minutos. Estenda um cobertor ou uma esteira no chão e deite-se de costas com os pés ligeiramente afastados. Use almofadas para apoiar o corpo, se achar necessário. Coloque uma música suave. Feche os olhos. Respire três vezes profundamente e expire, liberando qualquer sensação de stress, dor e tensão.

“ Agora você vai iniciar um percurso pelo seu corpo, começando com o pé direito. Deixe que ele relaxe, depois, deixe que o relaxamento se estenda pela perna direita até o joelho, depois até o quadril, relaxando cada parte, músculo por músculo”, indica Marcela.

Repita o procedimento com a perna esquerda. Relaxe as nádegas, os órgãos sexuais, a pelve e a parte inferior das costas. “Sinta o relaxamento como uma maciez e um calor que se espalha por todo o corpo”, aconselha.

Visualize todas as vértebras da coluna como se fossem as notas de um teclado de piano: começando pela inferior, deixe cada vértebra amolecer numa posição relaxada, como se você estivesse delicadamente tocando a nota de um teclado com os dedos. Percorra a coluna até o pescoço.

Sinta os braços e as mãos se tornando moles e pesados conforme você vai relaxando. Balance a cabeça suavemente de um lado para outro para liberar quaisquer tensões persistentes no pescoço. Relaxe todos os músculos da face e do couro cabeludo, procure manter a sua mente serena, tentando reduzir a atividade mental.

Aproveite a música suave, mas tente não adormecer. Procure manter um estado de atenção, porém, relaxado, por cerca de 20 minutos.

Devagar, comece a respirar mais profundamente. Alongue os braços e as pernas, role para um lado e sente-se devagar. Você vai se sentir mais calmo, tranquilo e disposto para o novo ano.

Desejos poderosos

Prepare-se para um momento de introspecção com o seu eu interior. Em um local confortável, vá esvaziando a mente de problemas, estresses e ansiedade. Depois, pergunte-se: quais os meus desejos para o próximo ano?

“Escreva em um papel em branco quantas coisas quiser realizar no ano que se inicia, pois somos aquilo que vibramos, e acreditamos. Coloque tudo o que você gostaria de ser neste ano favorável a mudança. Procure não colocar coisas materiais, mas sim atitudes que lhe faltam e afastam os bens materiais ou até pessoas de você”, aconselha Wal Nunes, professora de Yoga Integral.

Quando escrever todos os desejos, leia atentamente cada um e memorize tudo o que escreveu. Em seguida, queime o papel e jogue as cinzas fora, mas evite o lixo.

“ Procure jogar na terra ou na água corrente, como o mar ou rio”, aconselha. Ao terminar os pedidos, pense em cores que podem variar de acordo com aquilo que você quer para o próximo ano e adote-as ao longo do ano.

Se os seus desejos estão voltados para a área financeira ou ainda se quer arrumar um parceiro, abuse de cores quentes como o vermelho, tons alaranjados ou terra.

Se a ideia é silenciar a mente e desenvolver-se espiritualmente, trabalhe com cores como o azul, verde ou lilás.

“O primeiro ajuda a trazer a quietude e paz interna, o segundo está ligado ao processo de cura de doença e o terceiro dá o poder de transcender qualquer desafio”, ensina Wal.