fbpx

Viagem a Cuba abre novas perspectivas de parcerias para a saúde em Vitória da Conquista

Discutir a implantação da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos/ Bahiafarma em Vitória da Conquista e conhecer mais sobre o sistema de Saúde de Cuba. Foi com esses objetivos que, entre os dias 20 e 25 de novembro, uma comitiva brasileira esteve em viagem oficial a Cuba, a convite da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia/Sesab e do governo cubano.

Fizeram parte da comitiva: o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes; o chefe de gabinete da Sesab, Washington Couto; o representante do Ministério da Saúde, Dr. Heider Pinto; o secretário estadual de Ciência e Tecnologia da Bahia, Paulo Câmera; a presidente da Bahiafarma, Julieta Palmeira; e o diretor de operação da Bahiafarma, Carlos Alberto Trindade.

Em Cuba, a equipe conheceu o parque tecnológico do Centro Nacional de Biopreparados/Biocen, que firmou uma parceria com a Bahiafarma em junho deste ano, para a instalação da fábrica de medicamentos em Conquista.  A parceria entre ambas as empresas visa à criação de um Polo Científico Biotecnológico na cidade que beneficiará o sistema público de saúde brasileiro.

“A intenção é ter uma fábrica de medicamentos da melhor qualidade. As medicações que serão elaboradas aqui servirão não só para Conquista e região, mas para todo o estado da Bahia e até para outros estados”, salientou o prefeito Guilherme. Na ocasião, a Biocen apresentou o projeto da fábrica à comitiva.

De acordo com o prefeito, “existe uma forte vontade de estabelecer, aqui no nosso município, um centro de referência para tratamento da úlcera do pé diabético. Em Cuba, eles têm um medicamento que está evitando a amputação de pés em diabéticos”.

Tecnologia a serviço da saúde– Além da Biocen, a comitiva visitou o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia em Havana, onde 300 pesquisadores de várias áreas desenvolvem diversos produtos. No Centro, também é desenvolvido um trabalho com o chamado ferro natural, retirado do sangue dos bois abatidos, que é importante para pessoas com anemia e em tratamento do câncer. Outro local visitado pela comitiva foi o Centro de Imunologia Molecular, onde são desenvolvidas importantes pesquisas na área de vacinas contra o câncer. São 100 pesquisadores que desenvolvem esse trabalho.

De acordo com ele, esta viagem oficial a Cuba “foi muito benéfica para Vitória da Conquista e serviu para ver o quanto os cubanos estão desenvolvidos nessa área de pesquisas voltadas para a saúde, pra desenvolver novos equipamentos e medicamentos”.

Barragem do Rio Pardo – Durante o mês de novembro, o prefeito Guilherme Menezes também viajou para Brasília em busca da realização de um sonho antigo dos moradores de Vitória da Conquista. Em visita ao Ministério da Integração Nacional, o prefeito foi recebido pelo Ministro Fernando Bezerra, que se comprometeu em promover as ações necessárias para a execução do projeto da Barragem do Rio Pardo.

A construção deste importante equipamento poderá resolver, em definitivo, as necessidades de abastecimento de água de Vitória da Conquista, de modo a ser preponderante para acelerar ainda mais o ritmo de desenvolvimento da cidade, bem como para a qualidade de vida dos moradores. O compromisso firmado pelo Ministro, para a elaboração do projeto da Barragem, localizada no distrito de Inhobim, envolve estudos de impacto ambiental, levantamento cadastral, plano de reassentamento, detalhamento do projeto executivo, avaliação econômica e financeira e certificado de avaliação de sustentabilidade da obra hídrica.

Prêmio 100 Cidades Mais Sustentáveis – Nesta mesma visita, o Prefeito Guilherme Menezes pleiteou perante o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho, R$ 1.600.000,00 para a realização de obras para amenizar e sanar os danos ocasionados pelas chuvas em Vitória da Conquista, em 2010. Os serviços necessários são: reconstrução e recomposição de redes de drenagem e de pontes, reconstrução de unidades habitacionais da cidade, pavimento asfáltico, construção de muros de arrimo, entre outros.

Ainda em Brasília, o prefeito Guilherme Menezes recebeu da Associação Nacional dos Prefeitos e Vices da República Federativa do Brasil/ANPV o Prêmio 100 Cidades Mais Sustentáveis do País. O prêmio foi concedido aos gestores que melhor cuidaram do dinheiro público, com a aplicação de boas práticas administrativas, de sustentabilidade urbana, de valorização do funcionalismo municipal e realizaram excelente gestão do ponto de vista da saúde e da educação. Para a escolha, a ANPV realizou pesquisa criteriosa nos mais de 5.500 mil municípios brasileiros. A entrega aconteceu no Senado Federal, no Auditório Petrônio Portela, durante o II Encontro da ANPV.

O prêmio, criado em 2010, tem o intuito de destacar as prefeituras modelo do país e estimular a integração e reconhecimento dos gestores municipais. Entre os municípios participantes, foram analisados fatores como espírito empreendedor, adoção do orçamento participativo, transparência no controle de gastos, aplicação de recursos, entre outros.  Os critérios foram estabelecidos de modo que fosse considerado o trabalho de cada prefeitura, dentro da realidade e do porte de cada município.