fbpx

Justiça Federal tem nova sede em Vitória da Conquista

PMVC

Na tarde da úlima sexta-feira, 20, foi inaugurada em Vitória da Conquista a nova sede da Justiça Federal. O prédio, localizado na Avenida Olívia Flores, nas proximidades do campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Uesb, é mais um órgão governamental que é instalado na cidade. A sua construção só foi possível graças à doação do terreno por parte da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Olindo Menezes, da diretora do Foro da Seção Judiciária do Estado da Bahia, Cynthia de Araújo, do prefeito Guilherme Menezes, entre outras autoridades.

Além da inauguração da sede, também foi inaugurada a 2ª vara da Justiça Federal no município. Que terá competência geral para fazer exame e julgamento de processos cíveis, criminais e de execução fiscal. “ A vinda de mais uma vara para Conquista reforça a vocação de desenvolvimento do município”, destacou Cyhthia de Araújo.

Na ocasião, o prefeito Guilherme Menezes falou da importância de mais uma vara para agilizar os processos. “É um grande dia, porque nesse momento vai ser instalada mais uma vara da justiça federal e a sede própria nesse local. Nós sabemos o quanto vai agilizar os processos, o atendimento às instituições, aos cidadãos e às cidadãs”. Ainda em sua fala, o prefeito destacou a descentralização do Estado: “Eu vejo como a presença do estado brasileiro, por intermédio da justiça, está se descentralizando, indo para as regiões. Há seis anos chegou a primeira vara da Justiça Federal em Vitória da Conquista e agora está chegando a segunda. O que mostra uma vontade política  tanto do Governo Federal quanto da Câmara dos Deputados. É um grande avanço e motivo de festa para todos nós”, afirmou.

O presidente do Tribunal Regional Federal, Olindo Menezes, também destacou  benefícios da instalação de mais uma vara e da inauguração da sede própria: “Nós funcionávamos em Conquista numa sede acanhada lá no Centro. Num local, que, primeiro, comporta os nossos serviços com uma  certa dificuldade e, em segundo, tem uma dificuldade de acesso muito grande. Então a gente se esforçava para conseguir uma sede própria. Nesta sede, nós podemos abrigar melhor os nossos servidores, os nossos serviços e o atendimento ao público”, disse.

O Juiz Federal João Batista falou sobre as melhorias na celeridade do julgamento dos processos: “ Nós temos hoje um volume de causas que em uma única vara é impossível de gerir. Um juiz só não da conta. Em 6 anos foram julgados 21 mil processos em uma única vara. Com a inauguração da 2ª vara vai ser possível  melhorar  esse quantitativo”.

A criação de mais uma vara poderá  beneficiar mais de um milhão de habitantes residentes nos  34 municípios que estão sob a jurisdição da 1ª vara da Justiça Federal em Conquista.

Também estiveram na solenidade o vice-prefeito, Ricardo Marques,  o secretário de Governo, Edwaldo Alves, o secretário de Serviços Públicos, Miguel Felício, o secretário de Administração, Eliabe Gouveia, a secretária de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia, a secretária de Saúde, Márcia Viviane, e a Procuradora-Geral do município, Nadjara Régis.