fbpx

Secretária da SPM prevê impacto do Viver sem Drogas no público feminino

A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, destacou  a importância do Plano Viver sem Drogas, lançado pelo governador Jaques Wagner durante evento na capital baiana. Barbosa prevê um impacto positivo das ações, cujo foco será o enfrentamento ao uso de crack e outras drogas. “Entre os públicos mais envolvidos com a questão das drogas estão os jovens e as mulheres, com os quais lidamos diretamente”, salientou.

A secretária lembrou situações como o envolvimento, cada vez maior, de mulheres no tráfico de drogas, muitas vezes cooptadas pelo crime ou utilizadas pelos próprios companheiros. No ConjuntoPenal Feminino, por exemplo, visitado recentemente pela SPM e um conjunto deorganizações, cerca de 60% das internas cumprem pena por esta motivação.

O apoio aos usuários de substâncias psicoativas e seus familiares deverá ser intensificado por meio da criação de uma rede própria de atendimento no SUS, co-financiamento de ações tocadas pelas prefeituras, integração de redes de assistência social, educação, segurança pública, entre outras iniciativas nas áreas de comunicação, esporte e cultura. “O dependente é uma vítima, não o algoz. É vítima da falta de atenção, da família desintegrada, ausência de programas sociais”, disse o governador Jaques Wagner.