fbpx

MCMP descobre poliglota conquistense

Nearck Ferraz Abade, conquistense, poliglota, falando seis idiomas; italiano, alemão, inglês, russo, francês e espanhol, despertou atenção do ambientalista e Presidente do Movimento Contra a Morte Prematura – MCMP, André Cairo, incentivando-o a escrever um Livro, por achar relevante o seu potencial, captando com facilidade milhares de palavras de  vários idiomas, traduzindo-as para o Português.

Aos 14 anos, em filmes italianos, dispensava legendas. Nesta idade, como escoteiro, foi apelidado de italiano pelos colegas, ao traduzir livros. Concluiu o 1º Grau no Instituto de Educação Euclides Dantas, em Vitória da Conquista, o 2º, no Colégio Central da Bahia, em Salvador e o Curso Técnico de Química e Patologia Clínica. Autodidata, falando francês, ganhou uma Bolsa de Estudos, para Aliança Francesa, concluindo em três anos, outra no Instituto Ghote, aprendendo alemão.

Em 1983, com o fim da União Soviética, adidos da Embaixada Russa, vieram para Salvador divulgar sua cultura, quando Nearck aprendeu o idioma com auxílio da gramática, Estudo da Lingua Russa, de Catarina Pantanova, existindo somente três no Brasil, Universidade Federal do Paraná, Biblioteca Municipal de Rio Verde em Goiás e com Nearck Abade, concluindo o curso superior de Ciências Biológicas nesta época, em Goiás.

Falando espanhol como autodidata, retornou para Conquista em 1998, lecionando italiano em uma Escola de Idiomas por três anos, física em Colégios Particulares, mudando para Londres, aprimorando o inglês, fazendo um curso de Rádioisotopia, retornando para Conquista, sendo contratado pela Prefeitura de Cordeiros, ensinando Física, Química e Biologia. Atualmente, Nearck dedica parte do seu tempo cuidando de um membro da família, portador de ausaimer, ganhando a vida com aulas particulares de idiomas e reforço escolar, iniciando esboço do seu Livro.

ASCOM do MCMP      –     Foto: Anita Dias/Star Color