fbpx

Rede municipal de volta às aulas

  

O início do período letivo das escolas municipais de Vitória da Conquista começa nesta próxima segunda-feira, 27. Para garantir que as atividades comecem com força total, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu encontro preparatório para o ano letivo das escolas  unidades situadas nos povoados do município.

Mais de cem professores, coordenadores e diretores das instituições nucleadas participaram do evento que aconteceu na Agência de Desenvolvimento Trabalho e Renda/ADTR. Na ocasião, eles participaram de atividades de planejamento pedagógico e receberam orientações sobre controle em sala de aula, processo de aprendizagem dos alunos e novos projetos.

Também foram distribuídos materiais pedagógicos contendo calendário, lápis, borracha, caneta, caderno, lista de frequência dos alunos, folha de frequência do professor, ficha do Programa Bolsa Família/PBF, ficha de identificação de merendeiras e de identificação do docente, controle de merenda e revistas informativas

Segundo a coordenadora pedagógica das Escolas Nucleadas de Vitória da Conquista, Maria Solange Almeida, o momento de abertura do ano letivo é fundamental, pois permite ainda a avaliação do calendário e a apresentação das novas atividades a serem executadas em 2012. “É um momento de convivência em que elaboramos de forma mais detalhada o projeto político pedagógico e apresentamos alguns projetos que pretendemos desenvolver, como a formação do conselho de pais nas comunidades”, declarou.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes, a abertura do ano letivo representa também um momento de dinâmica e de reflexão acerca dos trabalhos já realizados  nos últimos três anos e dos projetos executados. “O propósito é de que todos cheguem na próxima segunda-feira de forma organizada, planejada e com entusiasmo para melhor contribuir na aprendizagem dos alunos”, destacou.

Para o professor Juarez Gomes Filho, a abertura do ano letivo reforça importantes orientações. “É um momento importante em que discutimos o projeto político-pedagógico que será repassado em sala de aula”, certificou. ”Esse encontro também nos deixa com ansiedade e expectativa de dar conta do nosso trabalho que é, sobretudo, formar cidadãos”, acrescentou a professora Maria José Aguiar Freitas.

Conforme o coordenador municipal do Orçamento Participativo, Rivaldo Gusmão, além do planejamento pedagógico, o evento promovido para abertura do ano letivo também representa uma saudação de boas-vindas aos professores. “Além de orientar os profissionais e distribuir material, é uma formar de desejar boas-vindas e falar sobre a importância do serviço de cada professor com a comunidade”, declarou.