fbpx

Usina móvel de biodiesel: combustível de óleo de fritura

Usina móvel de biodiesel gera combustível a partirde óleo de fritura

Equipamento vem de Minas Gerais especialmente para congresso nacional que acontece em Salvador de 16 a 19 de abril

Uma usina móvel de biodiesel montada sobre uma carreta vai mostrar aos participantes do congresso nacional do setor que será realizado em Salvador, entre os dias 16 e 19 de abril, como se processa o combustível a partir de óleo residual de fritura e óleo de soja. A unidade, que virá de Minas Gerais especialmente para a Bahia, tem uma proposta didática, tanto que técnicos estarão disponíveis para explicar todo o processo de fabricação de biodiesel, combustível natural produzido por meio de fontes renováveis.

Além da usina, uma empresa de São Paulo vai mostrar aos agricultores como se extrai o óleo de mamona e girassol para a produção do biodiesel. Essas são algumas atrações do congresso, que terá ainda a apresentação de 880 artigos sobre o tema, que ficarão expostos no Centro de Convenções durante os quatro dias do evento.

Desses trabalhos selecionados, 31 deles serão apresentados oralmente pelos autores e o melhor vai ganhar uma placa alusiva. De acordo com o presidente da comissão organizadora do congresso, Pedro Castro Neto, o dia 17 de abril será dedicado ao agricultor familiar da Bahia, com palestras e orientações voltadas para a melhoria da produção.

“Vários órgãos, como SEAGRI, SECTI, Embrapa e Banco do Nordeste vão estar disponíveis para orientar o agricultora familiar”, destaca. O evento, que terá como tema central “Biodiesel, Inovação e Desenvolvimento Regional”, é uma realização da Universidade Federal de Lavras (MG) em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria de Turismo, Bahiatursa e Secretaria de Agricultura.

As inscrições pela internet estão encerradas, mas os interessados ainda podem participar, basta procurar a coordenação no dia do evento. De acordo com o secretário Paulo Câmera, o Parque Tecnológico da Bahia, previsto para ser inaugurado neste primeiro semestre, vai contemplar pesquisasn a área de biodiesel, por meio do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene).

A professora Telma Cortes, diretora de Fortalecimento Tecnológico e Empresarial da SECTI, será uma das palestrantes do congresso, no dia 16, abordando o tema “Pesquisa, Inovação e Difusão Tecnológica na Cadeia Produtiva do Biodiesel na Bahia”. O Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel foi concebido deforma a apresentar as principais tecnologias das diferentes áreas dacadeia produtiva e, para tanto, serão realizadas palestras, mesas redondas, reuniões técnicas, simpósios e seminários. 5° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Biodiesel Onde: Centro de Convenções da Bahia Quando: 16 a19/04/2012 Horário: 9h às18h