fbpx

Inaugurado o Serviço de Informações do Ministério da Justiça

O ministro da Justiça, José Eduardo  Cardozo, inaugurou nesta terça-feira (15/5) o Serviço de Informações ao  Cidadão (SIC), como prevê a Lei de Acesso à Informação, 12.527 de 18 de  novembro de 2011, que entrará em vigor na quarta-feira (16/5). Por meio do  SIC, o Ministério da Justiça passa a receber e a gerenciar os pedidos de  informação e também a disponibilizar documentos públicos à sociedade.

 “A regra é a publicidade e a ampla acessibilidade. É  evidente que há situações em que certos documentos não podem vir a público,  pois são resguardados por determinado período de tempo, documentos  classificados. Mas a regra é: tudo é acessível, situações em que não haverá  acesso deverão ser muito bem justificadas, pois a lei é clara”, declarou  o ministro durante a cerimônia de inauguração do SIC.

Para que o serviço pudesse estar  disponível ao cidadão,  parte do espaço destinado ao protocolo-geral no  edifício sede do Ministério da Justiça foi reformado e adequado para receber  o  público sem que haja necessidade de identificação prévia na portaria.

O ministério foi além do que a lei prevê e instituiu a  Rede de Serviços de Informações ao Cidadão (Rede SIC) com o objetivo de  garantir a celeridade das respostas à sociedade. A Rede SIC é constituída  pelo SIC-Central, na sede do Ministério, e mais sete serviços de informações  de órgãos e entidades que integram a estrutura organizacional do Ministério.  São eles:

·          Departamento Penitenciário Nacional;

·          Departamento de Polícia Federal;

·          Departamento de Polícia Rodoviária Federal;

·          Defensoria Pública Geral da União;

·          Arquivo Nacional;

·          Conselho Administrativo de Defesa Econômica; e

·          Fundação Nacional do Índio.

O SIC Central receberá os pedidos de acesso a informações  dirigidos aos órgãos e entidades que integram a estrutura organizacional do  Ministério da Justiça, encaminhando-os às unidades competentes; além de  monitorar o atendimento prestado por toda a rede. Foram destacados cinco  funcionários para atendimento das demandas do SIC Central. Além disso, em  cada secretaria e em cada unidade vinculada do MJ, há um servidor responsável  por receber, responder e monitorar o atendimento das demandas da Lei.

O SIC Central atenderá o público a  partir de quarta-feira (16/5), na Esplanada dos Ministérios, Bloco  “T”, Edifício Sede, Térreo – Palácio da Justiça, em Brasília. O  horário de funcionamento será das 8h às 18h, ininterruptamente. O cidadão  também pode requerer a informação por meio eletrônico, pelo formulário a ser  disponibilizado na página www.mj.gov.br/acessoainformacao  ou por correspondência.

Mais informações

Assessoria de Comunicação Social

Ministério da Justiça

(61) 2025 3315/3135

www.mj.gov.br

blog.justica.gov.br