fbpx

Procon oferece consulta gratuita ao SPC e Serasa

A partir dessa segunda-feira, 28, os usuários do Órgão de Defesa dos Direitos do Consumidor/Procon  de Vitória da Conquista serão contemplados com um serviço de extrema importância. Além de fazer o registro das reclamações dos consumidores, o serviço também realizará consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito/SPC e ao Serasa.

De acordo com a procuradora-chefe do Procon de Vitória da Conquista, Regina Guimarães (foto), “a ideia surgiu a partir da dificuldade que as pessoas encontravam para conseguir a emissão das certidões. Agora a pessoa recebe o documento e nós ajudamos a fazer a consultoria. Podem existir duas situações: a de pessoas que estão com restrições no nome, porque estão devendo de fato, nesse caso a gente vai orientar em como fazer a negociação com essas empresas. E tem também a de pessoas que são vítimas de estelionato, nesse caso o Procon vai atuar de forma  a conseguir  reverter a situação e buscar a indenização”, afirmou.

A procuradora-geral do Município, Nadjara Régis, falou sobre a importância da iniciativa. “ É uma iniciativa importante. Pois nós sabemos que há uma quantidade muito grande de pessoas com restrição cadastral e muitas vezes elas não possuem conhecimento ou até de forma injusta foi inserida a restrição cadastral em seu nome. Por isso o Procon se preocupou em fazer com que aquela pessoa que queira ter informações sobre o cadastro dela tenha isso de forma gratuita”. Ainda de acordo com a procuradora, “o documento  fornecido poderá ser utilizado como prova na justiça, o que não acontecia com o documento oferecido em outros órgãos. Eu acho que é um grande avanço para a população, e a gente espera que as pessoas tomem conhecimento e possam se dirigir ao Procon para mais um serviço”, disse.

As  consultas serão realizadas graças a um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Serasa. Qualquer  cidadão pode consultar a sua situação no cadastro, sendo que não serão realizadas consultas de terceiros. O serviço será prestado gratuitamente à comunidade.

O Procon está localizado na Praça Virgílio Ferraz, nº 83, Centro. E atende o público de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (77) 3421.9959.