fbpx

Trigemeas: sensação no Hospital Esaú Matos

Há uma estimativa na literatura médica de que a cada 5 mil partos existe 1% de chance de nascer trigêmeos idênticos. Um fato raro que, na manhã do último dia 17 de maio, aconteceu no Hospital Municipal Esaú Matos.

A paciente Ana Cláudia de Jesus Silva, 24 anos, moradora da cidade de Ibicoara, deu à luz a crianças idênticas: Ana Júlia,  que nasceu com 2kg, Ana Clara, com 2,345 Kg,  e Ana Beatriz,  com 1,750 kg.

“Na primeira vez que fiz a ultrassom em minha cidade, o médico só viu um bebê. Como eu fiquei curiosa para saber o sexo, fui à Barra da Estiva para outro exame. O médico de lá disse que eu  teria gêmeos, mas ainda não consegui saber o sexo. Quando voltei novamente, o médico descobriu que eram três bebês e não dois. Aí eu já nem quis mais saber o sexo dos bebês, fiquei com medo de descobrirem que tinha mais um”, conta com bom humor a mãe das trigêmeas.

Foi uma surpresa para Ana Cláudia, mãe de outros três filhos, uma menina e dois meninos. Ela não imaginava que poderia dobrar a sua família.  “Eu fiquei assustada, não sei explicar o que senti na hora que o médico me deu a notícia”.

Ana chegou ao Esaú Matos dez dias antes do parto, pois precisava de internamento até completar 34 semanas de gestação, para que não tivesse nenhuma complicação com os seus bebês. O parto de Ana foi realizado pelo médico obstetra, Ari Pires, e foi acompanhado pelo médico neonatologista, Fábio Satoshi.  “O atendimento aqui foi muito bom, a equipe muito boa. Os funcionários fizeram até campanha para me ajudar”, avaliou Ana.

“Nós já recebemos na UTI vários trigêmeos, mas os bebês de Ana Cláudia certamente foram os primeiros que nasceram de parto normal, com bom peso e não precisaram de terapia intensiva. Eles se tornaram a sensação do hospital”, explicou Alda Neri, gerente de enfermagem da UTI Neonatal.

O pai Gildevaldo Santos Costa, 25, e a família de Ana aguardam ansiosos pela  chegada das trigêmeas à cidade de Ibicoara.  “Todos estão ansiosos para conhecer minhas filhas.  Estou muito feliz, agora eu vou batalhar pra cuidar direito delas”, ressaltou Ana.

O Hospital Municipal Esaú Matos é a única unidade materno-infantil da região que possui UTI Neonatal, que conta com oito leitos de UTI intensiva, dez leitos na UTI semi-intensiva e quatro leitos no Alojamento Família Canguru. Do mês de janeiro a abril de 2012, já foram realizados 1.402 partos e 216 internamentos na UTI. O Hospital atende a pacientes do município e de outras 75 cidades pactuadas.