PMVC

Coral infantojuvenil homenageia Luiz Gonzaga

Apesar de faltar ainda alguns para o São João,  na noite dessa sexta, 1°, o clima junino já estava no ar. Ao som da sanfona, zabumba e triângulo, o coral infantojuvenil do Conservatório Municipal de Música se apresentou  no auditório da instituição. As crianças encantaram o público ao som de sucessos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

A coordenadora do conservatório, Arlaine Bonfim, falou sobre o evento: “O conservatório realiza nesta noite o centenário de Luiz Gonzaga. Nós sabemos que ele completaria 100 anos em dezembro deste ano. E o Conservatório aproveitou a data para fazer uma homenagem a esse grande músico”, disse.

Os alunos gostaram da iniciativa do Conservatório. “A gente ensaiou bastante para fazer essa apresentação. Conhecemos um pouco mais sobre Luiz Gonzaga e foi muito bom. Estou um pouco nervoso, mas espero que vai dar tudo certo”, disse. A aluna Alana Silva falou da oportunidade de adquirir novos conhecimentos: “Estou muito ansiosa, com um friozinho na barriga. Eu não conhecia muito sobre cantor Luiz Gonzaga e foi muito legal ter aprendido um pouco mais da sua história”.

PMVC

As crianças cantaram grandes sucessos de Luiz Gonzaga como “Sabiá”, “Xote das meninas” e “Xote ecológico”. Além das crianças, outros dois alunos do conservatório também interpretaram músicas do Rei do Baião. Everton Costa foi um deles, com apenas 13 anos ele já se apresenta tocando acordeom.  “Eu estudo aqui há três anos e o conservatório me proporcionou muitos ensinamentos importantes. Agora eu já me apresento em  vários eventos  e o conservatório contribui diretamente para que eu me aperfeiçoe  na música”, disse.

Os pais dos alunos também ficaram admirados com as apresentações. “Minha filha estuda aqui há seis meses e desde que ela entrou é notória uma mudança no comportamento. A apresentação foi linda”, falou a mãe Ane Gisele.  A mãe da pequena Maria Clara, Lilian Carvalho, destacou as mudanças no comportamento da filha graças ao aprendizado no conservatório. “A diferença cultural é notória. Aqui minha filha está tendo mais contato com a música clássica, a  MPB e isso já está sendo refletido no seu gosto musical. A instrução musical que o conservatório oferece é muito importante, não só para ela, mas como para todos os outros alunos.”

A bailarina, Itana Leão, falou sobre a importância de a Prefeitura Municipal manter uma instituição como o conservatório. “Minha filha tem 8 anos e estuda  aqui há alguns meses. Ela tem se desenvolvido bastante. É importante que a Prefeitura mantenha um espaço como esse, pois está dando oportunidade para muitas pessoas”, disse.

Dias 5 e 6,  é a vez dos jovens e adultos se apresentarem no Recital do Conservatório. As apresentações começam às 19h no auditório do Conservatório Municipal de Música.