fbpx

Clubes de futebol incentivam doação de sangue

Equipes como Vitória (BA) e Joinville (SC) têm realizado ações sociais e campanhas para ampliar a doação entre atletas e torcedores. 

Jogadores e torcedores têm se mobilizado, cada vez mais, em prol de projetos solidários. Um belo exemplo é a campanha ‘’Meu coração é rubro-negro’’, do Vitória, tradicional time da Bahia. Com mais de quatro décadas de história, a equipe vem disseminando causas sociais, como a doação de sangue, que está estampada no uniforme do time baiano.

Desde o final de junho deste ano, o uniforme do Vitória perdeu a cor vermelha e ganhou a branca. O objetivo agora é conquistar um número maior de doadores e trazer de volta o vermelho do uniforme. Isso porque, na medida em que as doações avançam, o vermelho volta aos poucos às blusas. A expectativa do time é que o uniforme esteja completamente vermelho o mais rápido possível.

Para contribuir com a campanha, o torcedor deve acessar o site www.meusanguerubronegro.com.br e ficar por dentro dos postos de doação credenciados. A coleta pode ser realizada em qualquer uma das 25 unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), espalhadas por toda a Bahia.

Torcedor Solidário – Outro exemplo de boa ação é o projeto Torcedor Solidário, que vem transformando a vida dos moradores de Joinville, em Santa Catariana. A torcida do Joinville Esporte Clube (JEC) promove todo ano o Dia do JEC na cidade catarinense, onde os torcedores do time doam sangue. Segundo o coordenador do projeto, Genivaldo Melo, há três anos a ideia vem mudando a realidade local. “Conseguimos movimentar a região toda, pela seriedade e transparência. Quando o assunto é doação de sangue, todo mundo se manifesta. Joinville é uma cidade muito solidária”, comemora o coordenador.

O Dia do JEC é comemorado oficialmente no dia 31 de maio, mas os torcedores fazem campanha durante o ano todo. ‘’Nós temos uma data oficial, mas a cada dois meses nós fazemos uma mobilização na cidade, principalmente nas redes sociais”, explica. O projeto trabalha em parceria com o Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc). “Quando os estoques estão baixos, o Hemosc liga pra gente e a mobilização começa. A última doação foi um sucesso, pois conseguimos 96 doadores”, ressalta Genivaldo.

Inverno – No inverno, os estoques de sangue dos hemocentros ficam até 30% mais baixos, como também acontece no natal, réveillon e carnaval. O baixo índice de doação associado ao aumento da procura, já que neste período ocorrem muitas festas e viagens de férias – o que pode gerar um aumento no número de acidentes de trânsito, por exemplo -, é responsável por essa diminuição nos estoques.

O coordenador do projeto explica que nesta época do ano, a atenção é redobrada. “No inverno, os Hemocentros merecem mais atenção, por conta de vários fatores. Você tem que doar, pois amanhã pode ser você precisando de ajuda. Aqui cabe o famoso ditado: fazer o bem sem olhar a quem”, conscientiza Genivaldo. Para conhecer mais este projeto, acesse www.portaljec.com.br

Por Karolline Soares, da Agência Saúde // Atendimento à imprensa // (61) 3315-3580