fbpx

Mel faz fisioterapia para se adaptar a cadeira de rodas

Cadela paralítica faz fisioterapia para se adaptar a cadeira de rodas em MS

Mel foi atropelada acidentalmente pelo dono em março de 2012.
Vira-lata também vai passar por cirurgia até o fim de julho.

A vira-lata Mel, que ficou paralítica depois de ser atropelada por um carro em março de 2012 em Campo Grande, vai passar por uma cirurgia até o fim de julho para se adaptar a uma cadeira de rodas especial para cães. Enquanto a operação não é feita, ela está passando por três sessões de fisioterapia por semana porque, segundo a médica especialista em fisioterapia e ortopedia veterinária Helen Cristina Calvino, que está dando assistência ao animal, o incidente comprometeu o desenvolvimento da cadela.

“Ligamentos e tendões não acompanharam o crescimento do osso e por isso acabaram atrofiando. Ela vai passar por uma cirurgia que vai cortar o músculo para dar espaço para que os ligamentos e tendões se desenvolvam”, disse ao G1.

A Polícia Civil chegou a investigar se houve maus-tratos contra Mel, mas foi descoberto que o dono a havia atropelado sem querer e depois, para se desfazer dela, levou até uma clínica veterinária. O caso então foi arquivado.

Mel passa por fisioterapia após ser atropelada acidentalmente (Foto: Fernando da Mata/G1MS)

Helen explica que Mel faz vários tipos de exercícios na fisio e se diverte durante os procedimentos. “Ela faz alongamento, ultrassom terapêutica para aquecer musculatura, hidroterapia para fortalecer a musculatura”, relata.

Ente uma sessão e outra, a cadelinha costuma brincar no jardim do local. A especialista diz que ela aprendeu a se movimentar sem a ajuda das patas de trás. A cadeira de rodas vai facilitar ainda mais a locomoção.

Mel passa por sessões de fisioterapia para corrigir atrofia muscular (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Mel passa por sessões de fisioterapia para corrigir atrofia muscular (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)

Solidariedade
A médica veterinária Ana Lúcia Salviatto, que cuida de Mel desde o acidente, explica ao G1 que todo o tratamento da vira-lata está sendo bancado por meio de doações. Segundo ela, várias pessoas ficaram sensibilizadas com a história do animal.

“O dinheiro das doações manteve ela até agora, mas ainda não sabemos quanto será a cirurgia. Já estamos pensando em pedir doações para entidades de proteção animal ou para as pessoas que quiseram ajudar”, afirma Ana Lúcia.

Depois que Mel estiver adaptada na cadeira de rodas, a clínica vai procurar alguém para ficar com a cadelinha.