fbpx

Complexo hoteleiro gera 18 mil empregos na Bahia

PMVC

O protocolo de intenções que prevê a implantação de um complexo hoteleiro e residencial denominado Costa Azul Golf Resort no município de Jandaíra, no litoral norte da Bahia, foi assinado na tarde desta quarta-feira (15), pelo governador Jaques Wagner e o grupo empresarial Invisa Internacional Hotéis, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O projeto vai gerar cinco mil empregos diretos e 13 mil indiretos, totalizando 18 mil postos de trabalho.

O governador Jaques Wagner falou das qualidades da região. “Temos belezas naturais, hospitalidade, cultura, culinária, por isso somos o terceiro em destino turístico no país. Mais um empreendimento deste que vai ser instalado em uma área que não era explorada para turismo e tenho certeza que vai ser muito exitoso”.

Serão investidos R$ 750 milhões no projeto que prevê a construção de quatro hotéis com 500 quartos cada, e quatro condomínios residenciais, onde serão implantadas de 50 a 100 unidades em cada um. Além disso, também vai haver um apart-hotel, um Campo de Golfe e mais um condomínio residencial de médio e alto padrão, com 750 unidades habitacionais, além de uma hípica, 15 chácaras e clube equestre.

Cidade turística

“Este é um empreendimento ímpar, muito mais que um hotel ou ampliação de um parque hoteleiro, trata-se na verdade de uma cidade turística em Jandaíra”, disse o secretário de turismo, Domingos Leonelli. Segundo ele, no total, são cinco mil novos leitos que vão equiparar o empreendimento ao tamanho de Sauípe, com apart-hoteis, unidades residenciais com aluguel e clube.

O complexo deve entrar em operação com a área hoteleira em 2016, inicialmente com 500 leitos. O acordo prevê, por parte dos empreendedores, a utilização de mão de obra e tecnologia locais, treinamento e capacitação de pessoal, além do preenchimento dos requisitos estabelecidos pelos órgãos ambientais do Estado.

“A grande divulgação da Bahia que já existia na Europa foi o que nos trouxe a investir neste destino de turismo. Estamos trabalhando com projetos de inclusão de mão de obra local, inclusive treinando moradores há quase dois anos e meio com cursos. Queremos que eles se sintam parte do projeto e vamos até criar uma vila no local”, disse o coordenador de Projetos da Invisa, César Barreto de Araújo.

Além de representantes do grupo Invisa, participaram da assinatura do protocolo as secretarias estaduais do Turismo, Meio Ambiente e Indústria, Comércio e Mineração, e órgãos de turismo.