fbpx

Polícia detona 3 e prende 4 assaltantes em Vitória da Conquista

 

Três assaltantes de banco, dois deles remanescentes da quadrilha do falecido traficante Éberson Souza Santos, o “Pitty”, que também liderava assaltos a instituições financeiras, morreram durante confronto com unidades da Polícia Civil em Vitória da Conquista, durante operação, deflagrada na sexta-feira (10). Na ação policial quatro integrantes do bando foram capturadas.

Tiago Ferreira da Silva, o “Tiago Delegado” ou “Shrek”, 28 anos, Edgar do Rosário Cardoso Filho, o “Quaquá”, 35, ex-conparsas de Pitty, e Alex William Silva do Rosário, acabaram mortos ao enfrentar os policiais. Foram presos e apresentados hoje (13), no auditório da Secretaria da Segurança Pública, Alex Costa Souza, José Henrique Machado Santos, 30, e Jesuíno Silva e Silva. Já Marilene dos Santos Costa, 61, capturada também na operação, foi encaminhada ao presídio de Vitória da Conquista.

Agentes do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif), coordenados pela delegada Laíse Testa, responsável pela unidade no sudoeste baiano, já tinham a informação de que a quadrilha iria agir nesta semana no município de Encruzilhada. Como o grupo criminoso desistiu de praticar o assalto, a polícia conseguiu a expedição dos mandados de prisão e, com o apoio do Grupo de Apoio Tático (GAT) e da Delegacia de Homicídios (Vitória da Conquista), realizou a diligência para desarticular aquela organização criminosa.

“Esse é um trabalho contínuo e diário que realizamos para tirar de circulação organizações criminosas bem preparadas”, comentou Testa. O delegado-geral, Hélio Jorge Paixão, por sua vez, ressaltou a parceria com a Polícia Federal na investigação dessa quadrilha. “Trabalhamos em um estado com dimensões continentais e essa integração é importante para prisão desses grupos. Temos aqui um bando que atuava no assalto e ‘estouro’ de bancos, tráfico de drogas e roubos de carros”, explicou.

Na operação foram apreendidos quatro veículos, entre eles três “pókemons” (financiados com documentos falsos), sendo dois Fiat Uno um Astra prata, além de um Ford KA, supostamente locado em Salvador. Também foram encontrados dois revólveres 38, uma pistola Ruger 9 mm, um colete balístico (com a marca de uma empresa de segurança), carregadores e munições de diversos calibres, brucutus (máscaras), um rádio transmissor, um quilo e meio de drogas (cocaína e crack) e produtos químicos para refino de coca.