fbpx

Câmara celebra Dia do Administrador em sessão especial

PMVC

 A sessão contou com a presença de representantes dos cursos de administração em Conquista

 Na sessão desta quarta-feira (5), a Câmara Municipal realizou sessão especial em comemoração ao Dia do Administrador. A sessão contou com o apoio dos demais parlamentares e de representantes dos cursos de graduação em administração em Vitória da Conquista.

Os cursos de administração tem dado contribuição fundamental tanto para o setor público quanto para o privado em Vitória da Conquista. Houve destaque para o trabalho de Marisa Oliveira, que foi administradora do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) num período difícil enfrentado pelo hospital. “Quero parabenizar todos os administradores que atuam em nosso município”, disse.

O professor e administrador Wesley Piau fez um resgate histórico da profissão no Brasil, especialmente na consolidação dos cursos de graduação em administração e seu impacto nas organizações. “Mesmo em organizações de pequeno porte, temos a presença do administrador, que passa a ter uma preocupação de ser um profissional criativo, que contribui para o crescimento da empresa”, disse.

Já Maria Lúcia Cajazeiras, que falou em nome da Faculdade Juvêncio Terra (FJT), ressaltou a preocupação da FJT em formar profissionais que estejam habilitados a atuar nos mais diversos campos da administração. Cajazeiras defendeu uma formação continuada, aliando o saber acadêmico com a prática da atuação do administrador.

Eliana Assunção, que representou a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), afirmou que o grande desafio da administração moderna é dirigir pessoas em seus mais diferentes contextos, visando potencializar competências e contribuindo para o desenvolvimento das organizações.

Para Rosana Brito, que representou a Faculdade do Interior do Nordeste (Fainor), é preciso valorizar as questões éticas no exercício das competências do administrador.  “Temos a consciência que nossas decisões afetam muitas pessoas. Esta responsabilidade nos pesa, pois lidamos com vidas”, disse, enfatizando que é preciso ter comprometimento com o desenvolvimento das organizações.

César Andrade, representante do Conselho Regional de Administração (CRA), também enfatizou a importância da formação continuada dos administradores, bem como o papel do CRA no suporte aos profissionais que trabalham pautados nos princípios éticos. “Nossa profissão deve ser cada dia mais valorizada em nossa região”, disse.

A professora e administradora Marise Oliveira, organizadora da 16ª Semana do Administrador,  afirmou que os administradores têm papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do país. “O administrador  é um mediador social que contribui para que a sociedade seja mais igualitária e justa”, destacou.

Raimundo Nova, que representou a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), fez um resgate histórico da implantação dos cursos em nível de graduação da UESB, destacando a importância do curso de administração. Nova destacou que o ensino público, gratuito e de qualidade é uma das soluções para o crescimento do país.

Girlei Almeida, administrador e presidente da Associação de Moradores do Bairro Bruno Bacelar, ressaltou as questões sociais ligadas à prática da administração, e destacou a importância da Faculdade Juvêncio Terra, uma das referências no ensino superior de Vitória da Conquista.

O líder da bancada de oposição, afirmou que a administração é a alma da empresa, já que é a forma de se administrar as organizações tem ligação direta nos seus resultados. O parlamentar criticou a administração municipal, apontando vários erros, como a inoperância frente ao problema da falta d’água em Vitória da Conquista.  “A administração tem que ser pautada na ética, postura e decência”, concluiu. Texto e fotos: Ascom Câmara VC