fbpx

Candidatos a prefeito de Vitória da Conquista discutem educação


Os professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista lotaram o auditório do Instituto Educacional Juvêncio Terra, na tarde desta segunda-feira, 10, para assistir ao debate dos candidatos a prefeito de Vitória da Conquista. Quatro, dos cinco prefeituráveis, convidados pelo Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP), participaram do evento: Herzem Gusmão (PMDB), Abel Rebouças (PDT), Edigar Mão Branca (PV) e Elquisson Soares (PPS). Apenas o postulante do PT, Guilherme Menezes, não compareceu e, sequer, justificou sua ausência.

O debate começou às 15:30 horas, com a apresentação dos candidatos. Na sequência, o SIMMP deu início às rodadas de perguntas, que incluíam investimento dos recursos do município em educação; Lei do Piso Nacional do Magistério; formação continuada e propostas pedagógicas. O evento consistia em dois blocos de interrogações, um bloco para apresentação e assinatura da carta compromisso e as considerações finais, no entanto, após responder o primeiro questionamento, o candidato do PV pediu licença para se retirar do local em função de outros compromissos.

Os candidatos do PMDB, PDT E PPS permaneceram até o final e responderam a todas as perguntas, afirmando que farão o máximo possível para melhorar os indicadores educacionais da cidade que, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), está entre os dez municípios brasileiros com os piores desempenhos.

No quesito carta compromisso, apenas os candidatos Herzem Gusmão e Abel Rebouças assinaram e entregaram a carta aos dirigentes sindicais, demonstrando comprometimento com a educação.

No documento entregue pelo candidato do PMDB, este apresenta 26 metas para serem efetivadas até 2016, como você pode conferir abaixo. “Acredito firmemente que a rede municipal de ensino conta com profissionais qualificados e que, se bem remunerados, respeitados, capacitados e estimulados farão, junto conosco, o resgate da educação pública municipal”, destacou Herzem Gusmão.

O candidato do PDT também lança em sua carta (também exposta abaixo) as prioridades para seu governo, caso seja eleito. “A coligação ‘A Conquista que Você Merece’ se compromete em empreender esforços necessários para a superação dos problemas que existem atualmente no município e implementar novas políticas para a valorização dos professores e servidores da rede municipal de educação”, afirmou Abel Rebouças.

Para os professores, a discussão foi bastante útil e elucidativa. “Todo debate tem a função de esclarecer e fortalecer as opiniões que nós temos. Então, nós pudemos perceber quais candidatos valorizam a educação e a consideram prioridade. Particularmente, este esclareceu e permitiu fortalecer meu voto e minha opinião sobre o que é melhor para minha cidade”, avaliou Ricardo Brasil, professor da Escola Municipal Paulo Setúbal.

O candidato mão Branca, após a segunda bateria de perguntas, resolveu deixar o recinto alegando outros compromissos assumidos anteriormente.