fbpx

TRE-BA recebe visita da Presidente do TSE Cármen Lúcia

Visita Cármen Lúcia - auditório

Na data Magna do país, TRE-BA recebe visita da Presidente do TSE, Min. Cármen Lúcia

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, conclamou nesta sexta-feira, 7 de setembro, juízes, promotores e servidores da Justiça Eleitoral baiana para exporem as suas necessidades a fim de melhorar as condições de trabalho e os serviços jurisdicionais. A Ministra foi recepcionada pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Desa. Sara Brito, durante o encontro realizado no auditório do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

No encontro, a Ministra disse que veio ao Estado para apresentar a disposição plena e total do TSE, no que for necessário fazer para melhorar os serviços jurisdicionais e a realização das eleições. “Eu tenho ido a todos os Estados para garantir que os Tribunais Regionais Eleitorais e, principalmente, os juízes eleitorais, saibam que o Tribunal Superior está com cada um deles,  para saber qual é a dificuldade maior e para que possamos ajudar a fazer com que as eleições transcorram com absoluta tranqüilidade como tem sido a tradição”.

Segundo a Ministra, todo o material e suprimentos para as eleições já foram entregues aos Regionais do país com mais de 30 dias antes do pleito,  a fim de evitar qualquer pendência.

Segurança nas eleições

Um dos assuntos abordados foi a questão da segurança nestas eleições. “Nós temos uma preocupação, porque, nas eleições municipais as emoções ficam mais acirradas e, com isso, as instituições da segurança pública têm uma demanda muito maior para garantir que todo cidadão tenha o direito à liberdade de manifestação e de opção e que faça isso de maneira segura”, disse a Presidente do TSE.

Durante a solenidade, a Presidente do TRE-BA, Desembargadora Sara Brito, afirmou que todos os cidadãos precisam ter consciência de que são agentes da cidadania e da realização de eleições livres e seguras para o processo democrático brasileiro. “A Justiça Eleitoral sempre contou com o trabalho e competência dos juízes e com o trabalho árduo e competente dos servidores”, disse a presidente da Corte baiana.

Cármen Lúcia ressaltou, também, o aperfeiçoamento do uso da urna eletrônica com identificação biométrica no processo eleitoral, no sentido de dar mais segurança e celeridade ao processo. “Temos que fazer com que a sociedade saiba cada vez mais o que está por trás da prestação jurisdicional e o modo como é feita a justiça eleitoral. É preciso fazer com que os brasileiros reconheçam.”

Após o encontro, a Ministra se reuniu com representantes da comissão de servidores que entregaram uma pauta nacional com novas reivindicações. Segundo o Analista Judiciário e coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindjufe-Ba), Jair Cunha, as mesmas serão encaminhadas ao Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Brito.

O áudio de trechos das declarações da Ministra está disponível no http://soundcloud.com/treba/ministra-Cármen-lucia-tre-ba. As fotos da cobertura do evento estão disponíveis no http://www.flickr.com/photos/tre-ba/ e as imagens do encontro podem ser acessadas pelo canal do TRE-BA no youtube.