fbpx

Neste 7 de outubro toda atenção está nas eleições municipais

 O mundo digital criou milhares de mensagens versando as eleições. Algumas são sérias e publicáveis.

 Diversos órgãos públicos do Estado criaram esquemas especiais de funcionamento para o domingo (7) de eleições. Confira:

Trânsito

Frota máxima das empresas de ônibus nas ruas, das 8h às 18h.

Rodoviária
Além dos horários normais que saem todos os dias do terminal rodoviário de Vitória da Conquista, as empresas já disponibilizaram ônibus extras para os vários municípios.

Já em Salvador, a expectativa é de que cerca de 55 mil pessoas deixem a capital com destino ao interior do estado. A grande procura de passagens são para os municípios mais distantes de Salvador, como Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Juazeiro, Senhor de Bonfim e Barreiras. 

Segurança

Trinta e quatro mil policiais, entre militares e civis atuarão durante as eleições municipais no estado.

No interior do estado, em pelo menos 127 cidades, serão 19 mil em atuação no pleito. Ainda no interior, onde houver unidades da Polícia Federal, o trabalho será integrado com a Polícia Civil, com divisão de ações no sentido de evitar conflitos. Em Salvador, em torno de 11 mil policiais militares estarão em ação.

Estará disponível o telefone 0800 284 0011, que funcionará das 8h às 18h, no sábado (6) e no domingo, para receber denúncias de irregularidades em qualquer cidade do estado, inclusive aceitando ligações de celular.

A Polícia Militar da Bahia está empregando 31.512 policiais nas eleições 2012 em todo estado,atuando nos 417 municípios baianos. Desse total constam 2.209 bombeiros.

Já a Polícia Civil deixa à disposição da população no dia 7 de outubro, 2.854 servidores, entre delegados, investigadores e escrivães. O efetivo, atuando em regime de escala extra, estará distribuído nas centenas de delegacias territoriais do estado.

Defensoria
A Defensoria Pública do Estado da Bahia anunciou que está presente nos presídios baianos durante as eleições. Os defensores irão atuar em diferentes unidades da capital baiana e do interior do estado.

A Defensoria estima que cerca de 2.000 presos que não foram condenados em caráter definitivo e jovens entre 16 e 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas de internação, irão às urnas. De acordo com informações da Defensoria, o processo será igual aos outros locais de votação, sendo que os estabelecimentos prisionais irão separar uma sala onde ficarão os mesários e as urnas.

Ouvidoria
A Ouvidoria Geral do Estado também está de plantão neste domingo (7), das 7h às 22h, para atender qualquer tipo de irregularidade no processo eleitoral pelo 0800-284-0011 (inclusive receberá ligação de celular), via fax (71) 3115-6901 ou no site www.ouvidoriageral.ba.gov.br. Além disso, o cidadão poder acionar a OGE no Twitter ou Facebook.

Energia elétrica
A COELBA montou esquema especial voltado para o processo de votação e apuração a fim de atender às solicitações de emergências. Segundo o órgão, equipes estão de plantão nos centros de apuração durante 24 horas, até a totalização final e publicação oficial dos resultados. Cerca de mil profissionais estão trabalhando na garantia da qualidade do fornecimento de energia nas eleições.

 Dica para os eleitores

Assim que os eleitores chegam ao local de votação, encontram um mesário com uma máquina para liberar a votação. Dentro da sala, o eleitor irá encontrar uma urna, onde  irá votar. O primeiro passo é chegar munido dos documentos pessoais: um documento com foto, que é obrigatório e o título de eleitor, mas se não tiver o título, basta um documento com foto. O eleitor deve entregar os documentos pessoais a um mesário, que irá liberar a votação.

Na urna, o primeiro voto é para vereador. Cada um pode utilizar a sua “cola”, escrita em um papel, adicionar o número do candidato, confirmar visualmente e logo após apertar a tecla “confirma”. Logo depois, vem a escolha do prefeito. Caso o eleitor coloque algum número errado, é só apertar a tecla “corrige” e adicionar o número certo.

A estimativa do Tribunal Superior Eleitoral é de que cada eleitor irá levar 40 segundos para fazer a votação. O analista jurídico do TRE, Jaime Barreiros, dá outras dicas. “O eleitor pode vestir a camisa com a cor que represente determinado partido. Não tem problema. Mas a camisa de candidato é vetada porque a legislação proíbe a distribuição de brindes. O eleitor pode, individualmente, através de adesivos na camisa, broches ou até mesmo uma bandeira, manifestar a sua preferência pelo candidato. O que é proibido é a distribuição de santinhos, a manifestação barulhenta do eleitor, a famosa “boca de urna”. Isso é crime eleitoral e se algum eleitor for flagrado ele poderá ser detido”, afirma o analista judiciário.

Segundo Barreiros, a comercialização de bebida alcoólica vai depender do juiz de cada cidade. “Não existe uma ‘lei seca’ estabelecida. É o juiz eleitoral através de portaria que, para manter a ordem da eleição, poderá ou não proibir a venda de bebida. Em Salvador, até o momento, não há nenhuma ordem nesse sentido. Agora em alguns municípios do interior já existe a determinação da lei seca para o próximo domingo [7]”.

O analista alerta também para a segurança nas eleições. “A eleição no interior é sempre uma festa, mas também uma batalha. Em 190 municípios o reforço policial já foi requisitado”.