fbpx

Outubro Rosa: prevenção ao câncer de mama

Começou, em todo o mundo, a campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de divulgar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e orientar a sociedade sobre a mamografia e o autoconhecimento das mamas.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que somente este ano, 52.680 mil pessoas, entre homens e mulheres, morram vítimas da doença.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Entretanto, se diagnosticada e tratada precocemente, o prognóstico é relativamente bom.

Raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

O desafio, de acordo com os médicos oncologistas é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com a detecção precoce e tratamento correto, mais de 90% dos cânceres têm cura. “Sempre ressaltamos a importância da alimentação saudável, da prática de atividades físicas, a ida regular ao médico e a realização de exames clínicos constantes Além disso, não fumar e não abusar de bebidas alcoólicas são dicas fundamentais para prevenir o câncer”, afirmam os médicos.

A partir dos 40 anos, é recomendado realizar o exame clínico das mamas, no qual o médico poderá detectar algum caroço ou anormalidade. Já a partir dos 50 anos, a realização de um exame mais específico, a mamografia, deve fazer parte da rotina feminina a cada dois anos, conforme padronizado pelo Inca e Ministério da Saúde. As mulheres com histórico familiar da doença têm mais chances de ter um câncer de mama e devem, por isso, iniciar a mamografia mais cedo, aos 35 anos, e realizá-la anualmente.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como ‘Outubro Rosa’ é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 1990 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajuda milhares de pessoas.