fbpx

Ciência Sem Fronteiras abre inscrições: 18 mil vagas

No Café com a Presidenta, a Presidenta Dilma Rousseff falou do programa Ciência Sem Fronteiras, que, a partir desta terça, 20, tem inscrições abertas para mais 18 mil bolsas de estudo. Hoje ainda serão divulgados os nomes de mais de 3 mil alunos aprovados na última chamada para estudar, no ano que vem, em universidades de sete países. Para a presidenta, isso demonstra que se está avançando no objetivo de levar 101 mil alunos para o exterior até 2014.

“O Ciência sem Fronteiras, é um sucesso. Até agora, novembro, 18 mil jovens brasileiros já receberam uma bolsa para estudar nas melhores universidades do mundo. Eles vão aprender o que há de mais avançado em ciência e tecnologia no planeta. E, quando voltarem ao Brasil, vão ajudar a melhorar as nossas universidades e a criar novas tecnologias para agregar valor e dar mais competitividade às nossas empresas, aos nossos produtos e aos nossos serviços”, afirma.

Para aproveitar a oportunidade, é necessário ter um bom desempenho na faculdade que está cursando no Brasil, além de ter feito mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também é necessário ter conhecimento do idioma do país para onde vai, mas, para reforçar essa característica, são ministrados cursos intensivos de línguas, dando oportunidade para quem não pode aprender antes.

“Há jovens talentosos que não têm o domínio de uma língua estrangeira, então, para eles, antes do início das aulas na universidade no exterior, nós oferecemos um curso intensivo, de seis a oito meses, da língua do país em que ele vai estudar. Com isso, valorizamos o mérito e damos oportunidades para que os estudantes de famílias mais pobres, que não tiveram a chance de aprender uma segunda língua, participem do Ciência sem Fronteiras em igualdade de condições”, explicou.