fbpx

“O Homem que Cantou as Aves do Sertão” é premiada

PMVC

por Emanuela Lisboa

A produção cinematográfica inspirada na obra do cantor sertanejo Luiz Gonzaga “O Homem que Cantou as Aves do sertão”, foi premiada pelo Festival competitivo de filmes produzidos por meio de fontes de captações digitais, “CeluCine”. O trabalho, que foi premiado na categoria Animação, foi produzido por estudantes do V semestre do curso de Cinema da Uesb.

O “CeluCine” é uma realização da Associação Revista do Cinema Brasileiro e  tem como proposta incentivar a utilização das novas tecnologias de comunicação e informação para o fomento e a democratização da produção cultural brasileira. A associação, com sede no Estado do Rio de Janeiro, não têm fins lucrativos.

Com direção/roteiro de Patrícia Moreira; produção de Andréia Almeida, Guilherme Nogueira, Isa Lima, Marília Silva e Sérgio Oliveira Silva; músicas de Paulo Macedo e Heryck Almeida (único que não é estudante da Uesb); e desenho de Isa Lima e Patrícia Moreira, a produção faz uma homenagem ao centenário de Gonzaga, conhecido como “Rei do Baião”. Patrícia Moreira, além de direção, roteiro e desenho, também atuou nos gêneros produção e música.

O prêmio foi entregue ontem, dia 12, na cidade do Rio de Janeiro e foi recebido por Moreira, representando a equipe.

Confira a sinopse da versão de três minutos:

Luiz Gonzaga retorna ao sertão trazido pelas asas brancas. Dos olhos de Rosinha, escorre o verde que se espalha pela plantação. É uma linda história que tem como mote principal as aves do sertão e seu amor por Rosinha, figura principal e imaginária das músicas de Gonzaga.