fbpx

Guilherme destaca novo ciclo de desenvolvimento

“A cidade já possui os elementos necessários para isso”, disse Guilherme Menezes na solenidade de posse

Em seu discurso na solenidade de posse, no auditório da Escola de Saúde da Família, o prefeito Guilherme Menezes afirmou que Vitória da Conquista está preparada para um novo ciclo de desenvolvimento. “A cidade já possui os elementos necessários para isso”, disse. “Estamos hoje entre as cidades que mais se desenvolvem neste novo Brasil, e com a marca da participação popular, da inclusão, do envolvimento de todos os segmentos sociais na administração do Município”.

O prefeito reiterou que, para que esse ciclo de desenvolvimento se concretize, é necessário que haja participação popular – algo que de fato acontece na cidade há dezesseis anos, principalmente por meio do Orçamento Participativo. “Vamos continuar estimulando essa interação, essa sinergia, justamente por considerar que a cooperação, a participação de todos é auxílio poderoso na construção de uma sociedade mais solidária, mais justa, mais humana, mais igual”, disse Guilherme

Juventude – Outro ponto destacado pelo prefeito foi a maior participação da juventude na nova gestão. “Mais de um quarto da nossa população é constituída por esse segmento plural, de distintas realidades, que tem demonstrado sua capacidade de organização e participação”, ressaltou.

Como exemplo de ações práticas, Guilherme citou o Festival da Juventude, realizado com êxito em 2012 e com nova edição prevista para 2013. Além disso, também estão na agenda o programa Estação da Juventude, em parceria com o Governo Federal, e a reativação do Conselho da Juventude. “Trata-se de um instrumento de grande importância para a sistematização das demandas da juventude”, destacou o prefeito.

 

Leia a discurso completo:

“Comparecemos a esta solenidade de posse, o vice-prefeito eleito, Dr. Joás Meira, e eu, prefeito reeleito, para cumprir mais uma etapa necessária do Processo Eleitoral perante o Poder Legislativo do nosso município, e na presença de toda a sociedade, aqui tão bem representada.

No dia de ontem, 31 de dezembro de 2012, juntamente com o então vice prefeito Ricardo Marques, com quem tive a honra de partilhar tantas responsabilidades nos últimos quatro anos, concluímos o tempo que as eleições de 2008 nos conferiram para administrar este município que mostra, a cada dia, sua presença significativa no cenário da Bahia e do Brasil.

Hoje, Vitória da Conquista vive um período singular da sua história. E quero citar apenas um exemplo entre os muitos que confirmam esta afirmação.

Conforme dados, já conhecidos por muitos de nós, divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e pelo IBGE,  o nosso PIB em 1999 era de pouco mais de 708 milhões de reais. Em 2010, já alcançava um valor próximo a 3 bilhões e 470 milhões de reais, e vamos crescendo com distribuição de renda e oferta de oportunidades, criando condições propícias para a cidade se desenvolver, atraindo mais investimentos públicos e privados, neste bom momento que o país vive.

Podemos afirmar que Vitória da Conquista está preparada para um novo ciclo de desenvolvimento, e já possui os elementos necessários para isso, estando, hoje, entre as cidades que mais se desenvolvem neste novo Brasil, e com a marca da participação popular, da inclusão, do envolvimento de todos os segmentos sociais na administração do Município.

Esta é uma cidade que se aprofundou em autocrítica, se reexamina a cada momento, dialoga, e que, por isso mesmo, aprendeu a colocar seus problemas de forma coletiva, organizada e civilizada.

Aqui, há dezesseis anos, o Orçamernto Participativo põe às claras as receitas da Prefeitura, num interessante processo de interação e educação política, para que as prioridades de cada comunidade se revelem e as soluções surjam legitimadas pela transparência e pela participação. Vamos continuar estimulando essa interação, essa sinergia, justamente por considerar que a cooperação, a participação de todos é auxílio poderoso na construção de uma sociedade mais solidária, mais justa, mais humana, mais igual.

Essa prática  nos vem conduzindo na direção do fortalecimento da consciência política que, hoje, predomina na maioria da população e em nós próprios, detentores de cargos eletivos. E é, sobretudo, na relação construtiva entre este Poder Legislativo e o Poder Executivo que a população vai percebendo, a cada dia, a importância dessa consciência no acatamento às normas morais, ao debate propositivo e à boa convivência, sempre a serviço da nossa população.

Assim, a democracia participativa que Vitória da Conquista vivencia e aprimora vai nos distanciando da mera democracia representativa do passado, quando, então, muitos mandatos outorgados pelos eleitores eram utilizados em benefício do próprio eleito. Daí, a importância de instrumentos, a exemplo do OP, as Rodas de Conversa, os grupos da economia solidária, os  Conselhos Setoriais, os Conselhos Locais de Saúde, os fóruns de debates com o empresariado local, e tantas outras formas de interação com a sociedade. Vamos contar, também, nesta gestão que hoje se inicia, com maior atuação da juventude.

Mais de um quarto da nossa população é constituída por esse segmento plural, de distintas realidades, que tem demonstrado sua capacidade de organização e participação. Um bom exemplo foi o Festival da Juventude, cuja primeira edição, em 2012, aponta para a continuidade desse evento a cada ano, tal a riqueza dos temas debatidos e o nível das manifestações artísticas e culturais ali vivenciados. – Já estamos na expectativa do Festival da

Juventude de 2013 -. E vem aí o Programa Estação da Juventude, em parceria com o Governo Federal, além da reativação do Conselho da Juventude, outro instrumento de grande importância para a sistematização de suas demandas, e outras reivindicações explicitadas quando, ainda candidato, assinei o Pacto Pela Juventude.

O resultado das eleições de outubro de 2012 demonstra que Vitória da Conquista reconhece os avanços construídos a muitas mãos nesses últimos dezesseis anos, com a certeza de que, juntos, estamos preparados para superar os novos desafios que temos pela frente.

Pela quinta vez, a população, de forma inequívoca, confiou a administração do município a esse projeto político, explicitando nas ruas e no voto sua confiança e compromisso com o caminho que traçamos até aqui para fazer deste Município um lugar sempre melhor para se viver, uma cidade respeitada e acolhedora, que nos orgulha a cada dia um pouco mais.

Nessas eleições, como resultado do forte crescimento demográfico, apresentou-se a possibilidade de eleição em dois turnos, uma novidade que o eleitorado logo transformou em experiência, numa verdadeira festa da democracia, e sem demérito para nenhum dos concorrentes. Isso propiciou o aprofundamento das discussões sobre os programas das candidaturas apresentadas, dando à população mais intimidade com o debate político e maior clareza no momento da escolha.

A partir deste ato de posse, o Dr. Joás Meira e eu,  estamos assumindo a responsabilidade de fazer refletir em nossas ações  o significado histórico dessa decisão popular. O nosso palanque foi desarmado, mas, o grupo político que o formou há de saber refletir, também, a unidade ali apresentada, sem desvios, sem dispersões, sem outros interesses além daqueles de, juntos, servirmos com dignidade o povo de Vitória da Conquista.

Muito Obrigado”