fbpx

BA x VI inaugura Arena da Fonte Nova dia 07 de abril

A inauguração da Arena Fonte Nova está confirmada para 7 de abril, com um BA x VI, válido pelo Campeonato Baiano. O clássico, que será precedido por um evento festivo, marcará a realização da primeira partida oficial na Arena. O Governo do Estado, juntamente com a concessionária da Arena Fonte Nova, por zelo e prudência, decidiram transferir o evento inaugural para a primeira semana de abril. “Hoje iniciamos o período de transição da fase de construção para a preparação para operação”, afirmou Frank Alcântara, presidente da Arena Fonte Nova em coletiva realizada esta quinta-feira
(28).

Porta-voz do Governo na coletiva, o secretario de Comunicação, RobinsonAlmeida, destacou que dos estádios que estão sendo preparados para a Copa 2014, a Arena Fonte será o primeiro a ser inaugurado entre aqueles que começaram a obra do zero. “Com um detalhe a mais: foi uma obra precedida por demolição”. Participaram também da coletiva, os secretários Nilton Vasconcelos (Trabalho e Esporte) e Ney Campello (Secopa).

O prazo adicional permitirá a maturação mais adequada do gramado, a realização dos testes e eventuais ajustes, assegurando a qualidade esperada. Esta nova data foi possível graças à colaboração da Federação Bahiana de Futebol (FBF), que concordou em alterar o calendário de jogos do Campeonato Baiano.

A partir do mês de março inicia-se a fase de transição para operação e comissionamento (testes dos equipamentos) da Arena Fonte Nova, seguindo o cronograma para os eventos internacionais (Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014).  Com isso, a concessionária Fonte Nova Negócios e Participações (FNP) iniciará a fase de testes do equipamento.

Serão testados os diversos sistemas da Arena (segurança, combate de incêndio, instalações elétricas, hidráulicas, tecnologia da informação, rádio e telefonia). Neste período, também se inicia a decoração e ambientação dos espaços internos, além das intervenções e instalações dos operadores de bares e lanchonetes e início dos testes e preparação para instalação das estruturas específicas da FIFA.

A inauguração da Arena Fonte Nova é um grande presente, não apenas para a cidade, como para toda a Bahia. A nova arena multiuso assegura a presença do Estado nos eventos internacionais da Copa das Confederações 2013 e Mundial de 2014 e se constitui em um importante legado para a população.