fbpx

“Marcha dos Sem Água” vai a Brasília

Decisão saiu um dia depois do pacote de enfrentamento da seca
Os prefeitos dos municípios do Nordeste baiano preparam uma marcha à Brasília para pressionar o governo federal a adotar “medidas práticas, objetivas e emergenciais” para “salvar o Nordeste”. A ação, que deverá acontecer ainda neste mês, foi batizada de “Movimento dos Sem Água”. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3), um dia após a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciar um pacote de medidas para o enfrentamento da seca, o que não foi levado muito a sério pelos administradores dos municípios atingidos pela estiagem.
De acordo com a presidente da União das Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes (PSB), a ideia do evento surgiu após encontros de dirigentes municipalistas que buscavam ajuda para os nordestinos.
“Quando acontece alguma catástrofe no sul ou sudeste, como enchentes e deslizamento, o governo federal responde quase que imediatamente, mas com o Nordeste o tratamento tem sido diferente. Prometem mundos e fundos, mas para que 10% disso vire realidade precisamos fazer um sacrifício enorme”, criticou. A UPB calcula que 70% do território baiano é atingido pela seca, o que coloca em estado de emergência 214, dos 417 municípios baianos, já nos primeiros meses do ano. Várias lavouras tiveram perdas totais e 300 mil cabeças de gado já morreram segundo a entidade.