PMVC

Controle e diagnóstico de doenças de agravo de saúde pública

Laboratório Central de Vitória da Conquista realiza controle e diagnóstico de doenças de agravo de saúde pública

O Laboratório Central Municipal (Lacem), administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), será responsável pelo controle e diagnóstico de doenças de agravo de saúde pública de toda a região (mais de 19 municípios). A proposta feita pelo Laboratório Central do Estado foi aceita na última reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde. A ampliação do atendimento prevê a requalificação do laboratório e a criação de novos setores.

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) realizou recentemente um mapeamento com o objetivo de identificar potenciais polos regionais para auxiliar o Laboratório Central do Estado no controle de doença de agravo de saúde pública (coqueluche, difteria, tuberculose, entre outras). Nesse contexto, o Lacem de Vitória da Conquista desponta como principal candidato da região, por ser o maior laboratório de saúde pública do interior da Bahia e por receber há seis anos consecutivos o selo de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Além disso, desde julho de 2012, o Lacem dobrou o número de exames realizados, saindo de uma média de 30 mil para 60 mil exames/mês.

PMVC

Márcio Vasconscelos

O Lacem já realiza mais de 105 tipos de exames nas áreas de hematologia, bioquímica, imunologia, marcadores tumorais, bacteriologia, parasitologia e urinálise. Com a implantação dessa nova modalidade no laboratório surge a necessidade de um reforma estrutural, criação de novos setores, compra de equipamentos específicos, que serão garantidos financeiramente pelo Lacen do estado. A ampliação contará também com a qualificação e a contratação de profissionais da área de nível técnico e superior.

Segundo o coordenador do Lacem, Márcio Vasconcelos, é de grande importância a adesão do laboratório a este programa. “Entendemos que é a melhor forma de a gente cuidar da saúde pública de toda a região”, afirma. “Poderemos assim agilizar a realização dos exames, aumentar o acesso para população e, com isso, traçar um perfil epidemiológico mais coerente da região, para que ações de controle dessas doenças possam ser tomadas de maneira mais efetiva, a nível regional e estadual”, explica Márcio.

Resultados online: Os municípios da região de Vitória da Conquista serão treinados para realizar a coleta e transportar as amostras de forma adequada ao Lacem. Os resultados dos exames serão disponibilizados no site da Prefeitura por meio do endereço eletrônico www.pmvc.ba.gov.br. Após clicar no link “Serviços”, o usuário deve entrar na área “Laboratório Central”.