fbpx

Governo Municipal se reúne com agricultores

Na manhã desta segunda-feira, 16, a equipe do Governo Municipal se reuniu com aproximadamente 200 agricultores familiares para apresentar as questões referentes o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido, em âmbito municipal, pelas secretarias municipal de Desenvolvimento Social (via Coordenação de Segurança Alimentar) e de Agricultura e Desenvolvimento Rural. O auditório da Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, que sediou o encontro, ficou lotado com a presença de agricultores de várias regiões do município; do prefeito Guilherme Menezes; do secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício; do secretário de Agricultura, Odir Freire; do coordenador de Segurança Alimentar, Dernival Araújo; entre outros representantes públicos.

 

“Não se combate a fome, sem oferecer o alimento. Não há alimento, se ninguém produzir, e ninguém produz, se não tiver recursos. Então, é desse modo que se comprova a eficácia desse programa que começou a ser planejado desde o governo do presidente Lula e se tornou política permanente no governo da presidente Dilma”, salientou o prefeito Guilherme Menezes, reiterando a importância da agricultura familiar na produção de alimentos.

Josefino Alves Pereira, “Zifa”

Esse poder de transformação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi evidenciado pelo agricultor Josefino Alves Pereira, popularmente conhecido como Zifa. “Esse programa implantado em nosso município foi de grande importância para os agricultores familiares, temos uma experiência muito boa aqui. Com o programa, o agricultor tem se desenvolvido e é incentivado a produzir e comercializar direto com a Administração. A Prefeitura tem nos dado apoio técnico para nós entregarmos nosso produto com qualidade”, contou o agricultor que ajudou na implantação do PAA em Vitória da Conquista.

A reunião teve como objetivo inteirar os agricultores sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, de forma direta, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos comprados desses agricultores são destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela rede socioassistencial e equipamentos públicos de alimentação e nutrição.

Dernival Araújo, coordenador de Segurança Alimentar

Segundo o coordenador de Segurança Alimentar, Dernival Araújo, a avaliação das ações realizadas no município aponta avanços na qualidade de vida desse público. Entre os anos de 2011/2012, mais de 700 toneladas de alimentos foram adquiridas para doação a entidades e programas sociais, 195 agricultores beneficiados e 12.980 pessoas em situação de insegurança alimentar atendidas. “Esses números demonstram que a Administração Municipal desenvolve ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, especialmente do homem do campo”, destacou Dernival.

Miguel Felício, secretário de Desenvolvimento Social

O secretário municipal de Desenvolvimento Social Miguel Felício comemorou o início de mais uma etapa do programa em Vitória da Conquista e ressaltou a importância das políticas que visão à justiça econômica. “O Programa de Aquisição de Alimentos fortalece a agricultura familiar, além de contribuir para melhorar a questão alimentar. É uma estratégia do Governo Federal, com adesão do Município, para beneficiar de forma justa o agricultor que produz”, afirmou.

Odir Freire, secretário Municipal de Agricultura