fbpx

“A hora e a vez do mensalão mineiro”: Nota de Esclarecimento

Foto: www.humanosdireitos.org

 

Para: Redação do BBC News – o portal de Notícias do Centro-Oeste, Corumba on line, Diário do Sudoeste da Bahia, Folha Boa Vista/RR, Jornal Oeste/MT,  Mato Grosso Notícias, Mundo Novo/MS, Natal Press, Nortão Notícias e Paraíba News.

Prezados senhores,

O artigo “A hora e a vez do mensalão mineiro”, de Pedro Cardoso da Costa, reproduzido nos jornais acima, em 23/11, cita equivocadamente Daniel Dantas.

Por isso, é preciso esclarecer que:

A decisão do ministro Gilmar Mendes em conceder Habeas Corpus para Daniel Dantas foi aprovada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por 9 votos a 1. O STF concluiu que as prisões foram ilegais.

Desde o início da Operação Satiagraha, as ilegalidades foram identificadas pelo Ministério Público Federal (MPF). Por duas vezes, o MPF pediu a descontinuidade da investigação, “já que dos autos não consta nada de concreto que sequer surgira a prática de crime por quem quer que seja”.  Em novembro de 2010, o delegado Protógenes Queiroz, por sua atuação na
Satiagraha, foi condenado por fraude processual e violação de sigilo funcional. O Ministério Público Federal (MPF) entendeu também que ele deve responder pelos crimes de prevaricação e corrupção.

Ainda em 7 de junho de 2011, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), acatou o parecer do MPF e anulou a ação penal, originada pela operação Satiagraha, em razão de suas ilegalidades.

Os documentos da Satiagraha estão no Supremo Tribunal Federal (STF) e devem mostrar os mandatários e seus reais interesses na operação.

Atenciosamente,

Elisabel Benozatti

Assessoria de Comunicação do Opportunity

ebenozatti@opportunity.com.br

fone: 11 30391215