fbpx

Emoção marca lançamento do livro “O Fascínio das Catedrais”

Grupo Arena Companhia de Artes – Foto: Tess Chamusca – Arquivo do Palácio da Aclamação

As vozes do grupo Arena Companhia de Artes ecoaram pelo salão de eventos do Senac e propiciaram as pessoas presentes uma atmosfera clássica e sacra. O grupo, que veio de Salvador, apresentou o Concerto Mariano, emocionando os ouvintes.

A Arena Companhia de Artes é composta pelos cantores Verônica Santos (soprano e professora de Canto da Escola de Música da UFBA), Vanda Otero (mezzo soprano), Carlos Eduardo (tenor), Ramon Sena (baixo), Antônia Bahia (soprano), Eduardo Ferreira (tenor) e Francisco Meira (baixo). Também participam do concerto no Palácio o tenor Leandro Costa e os pianistas Gabriel Garcia e Elisama Gonçalves.

Livro conta com depoimento de Oscar Niemayer

E o motivo de tal apresentação era bastante especial: o lançamento do livro “O Fascínio das Catedrais”, da escritora Maria da Conceição Meira Bairros. A obra, lançada com o apoio da Prefeitura Municipal, detalha os aspectos teológicos, históricos, arquitetônicos e vivenciais de dez catedrais espalhadas pelo mundo.

Maria da Conceição: “Esse tema me fascinava”

“Sempre gostei de espaços sagrados e nas viagens que tenho empreendido ao longo dos anos sempre visito esses locais. Esse tema me fascinava. Foi aí que comecei a pensar na possibilidade de escrever sobre catedral”, contou a escritora, que agradeceu o apoio da Prefeitura: “Quero aproveitar inclusive para agradecer o apoio logístico, social do Governo Municipal”.

Padre Edilberto Amorim: “Vai ser um enriquecimento para a cultura”

O lançamento contou com a presença de personalidades e autoridades municipais, profissionais da área, diáconos e padres, entre eles o padre Edilberto Amorim. “Quando se escuta um concerto como esse e vai se deleitar com esse livro, percebe-se que para a cultura de Vitória da Conquista vai ser um enriquecimento muito grande”, disse.

Mércia Andrade: “O livro vai agregar conhecimento”

Para a diretora-presidente da Empresa de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc), Mércia Andrade, esse enriquecimento se dará, principalmente, do ponto de vista pedagógico. “Tenho certeza que livro vai contribuir para os estudantes de história, teologia, arquitetura. Ele vai contribuir trazendo e agregando conhecimento”, assegurou.

Catedral de Milão é a preferida da escritora entre as dez selecionadas

“O Fascínio das Catedrais” reúne um trabalho de sete anos. Para a parte teológica a escritora convidou o Arcebispo Emérito de Teresina, Dom Celso José Pinto da Silva que por vinte anos foi bispo da Diocese de Vitória da Conquista. Já para a parte histórica, ficou sob a responsabilidade da professora Regina Almeida – especialista em História da Arte e membro da Academia Mineira de Letras. Ao final, há um depoimento de Oscar Niemayer.