fbpx

Estudante baiana participa de reunião do Parlamento Juvenil do Mercosul

Para os jovens baianos que concorreram à vaga, Ravanna Amorim Santos, 16 anos, aluna do 2º ano, Emilly Maria Silva de Sena, 14 anos, e Anderson dos Santos Silva, 15 anos, estudantes do 1º ano, a expectativa é, além de representar a Bahia, poder contribuir com a educação.

 Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Eleita como representante da Bahia no Parlamento Juvenil do Mercosul, a estudante Ravanna Amorim Santos, 16 anos, do 2º ano do ensino médio no Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, vai participar, no dia 16 próximo, em Brasília, da sua primeira reunião como integrante do Parlamento. O evento, que reunirá os 27 representantes brasileiros, será uma preparação para o Encontro Oficial do Parlamento, previsto para agosto, em Buenos Aires, na Argentina.

Formado por estudantes do ensino médio do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela – países que integram o Mercosul -, o Parlamento Juvenil objetiva promover a participação e a troca de experiências entre os jovens sobre temas vinculados com o presente e o futuro. “O Parlamento nos proporciona experiência única. É uma oportunidade de conhecer outras pessoas e a diversidade da escola pública do nosso país, e ainda crescer como pessoa”, avalia Ravanna. Para ela “o Parlamento dá voz e a oportunidade de discutir com jovens de outros estados e países, e com os políticos, o que podemos fazer para acrescentar ao ensino público”.

Segundo ela, sua expectativa como representante da Bahia é poder desenvolver projetos que contribuam para a inclusão educativa e a participação cidadã dos estudantes. “A Bahia é um estado muito diverso e precisamos estar atentos, cada vez mais. Além disso, precisamos apresentar nossas ideias e mostrar que os jovens não estão acomodados”.

Seletiva

A seletiva que escolheu os representantes brasileiros do Parlamento Juvenil do Mercosul aconteceu, entre os dias 4 e 7 de junho, durante encontro em Gramado, no Rio Grande do Sul. No evento, três alunos de cada unidade federativa defenderam sua candidatura e discutiram projetos relacionados aos eixos de ação definidos – inclusão educativa, jovens e trabalho, participação cidadã, gênero e direitos humanos. A escolha dos representantes foi feita pelos estudantes por meio de eleição.

O Parlamento Juvenil é uma iniciativa do setor educacional do Mercosul, coordenada pelo Ministério da Educação do Brasil e dos demais países do bloco. A iniciativa tem apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), International Institute for the Development of Citizenship (Iiadac) e Organização do Estados Americanos (OEA).