fbpx

Salão de Artes Visuais de Vitória da Conquista 2014

PMVC

“Velados” da artista plástica Tina Melo

Salão de Artes Visuais de Vitória da Conquista 2014- Fundação Cultural do Estado da Bahia

Nascida em Cachoeira no Recôncavo baiano, Tina Melo é artista plástica, educadora, figurinista e maquiadora, graduada pelo Bacharelado em Artes Plásticas da UFBA e mestranda em História da África, da Diáspora e dos povos Indígenas pela UFRB. Atua na área artística desde o ano de 2001, participando de diversas exposições coletivas e individuais, tais como a Bienal do Recôncavo, exposição individual de fotografias Experimento I(2009) na Galeria Jayme Fygura em Salvador; Coletiva Olhares em Trânsito na Galeria Pierre Verger em Salvador(20009) ;Coletiva Identidades Permeáveis na Galeria Cañizares da UFBA(2011);Exposição “Sem Nome” na Galeria Moacir Moreno em Salvador(2011), Salão Regional de Artes Visuais de Alagoinhas(2011); Exposição coletiva Ocupação, na Galeria do Conselho, em Salvador-BA(2012); Vence o edital Setorial de Artes Visuais da SECULT-BA para realização da Exposição Ocupação no ICBA em 2013, e o edital Portas Abertas para as Artes Visuais da FUNCEB para realização da Exposição Árvore do Esquecimento no Centro Cultural de Plataforma em Salvador(2014); Salão de Artes Visuais de Barreiras (2014)  e Salão de Artes Visuais de Vitória da Conquista(2014) onde recebe prêmio pela obra “Velados”.

OsSalões de Artes Visuais da Bahia são promovidos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo Estado (SecultBA), que visa a apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em Artes Visuais, divulgar e valorizar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área. Dentre as 25 obras selecionadas na edição de Vitória da Conquista no corrente ano, a obra “Velados” de Tina Melo recebeu prêmio no valor de R$7.000,00.

A obra configura mais uma etapa da pesquisa da artista voltada para as questões da invisibilidade dos negros e negras no Brasil, referentes as várias áreas do conhecimento, o que recebe o nome de epistemicídio, uma das tônicas da referente pesquisa. A obra de Tina Melo busca questionar e provocar a reflexão sobre as condições de vida da população negra nos diversos aspectos tais como: violência urbana(genocídio da juventude negra), valorização das raízes ancestrais  e da produção cultural e científica negra. De forma que cada obra se configura em um modo de ativismo artístico por uma causa que faz parte da própria vida da artista.

O conjunto de obras da artista estará em breve exposição itinerante no território nacional, extendendo-se a países da América Latina nos próximos meses, conforme pesquisa e proposta de intercâmbio da artista.