fbpx

MP lança campanha contra corrupção

MP lança campanha de combate à corrupção
e destaca ações cotidianas


Ações cotidianas, daquelas que algumas pessoas só praticam quando acreditam que não estão sendo observadas, serão abordadas na campanha de combate à corrupção que o Ministério Público estadual acaba de lançar. Sabe aquela ajeitadinha no decote, o namoro no elevador, o docinho que se come antes dos parabéns e a estacionada irregular do veículo em vaga preferencial? Geralmente, quem faz pensa que ninguém está vendo. “Quando você sabe que está sendo observado, a atitude é outra”, destaca o MP, alertando para o fato de que “com a corrupção também é assim”. Por isso, a Instituição conclama a população a acompanhar os gastos públicos, a fiscalizar os gestores das suas cidades, a exigir transparência e a ajudar a combater a corrupção. “Faça a sua parte: uma gestão pública honesta também é responsabilidade sua”, lembra o MP.

A campanha foi lançada em evento promovido pela Instituição na sede do Centro Administrativo da Bahia e será veiculada em TVs, rádios, outdoors e cartazes que serão espalhados pelas cidades baianas. O objetivo do MP é estimular a sociedade a agir. “Esta Instituição empreende diversas ações todos os dias contra a corrupção, mas a sociedade também precisa fazer a sua parte”, pontuou a procuradora-geral de Justiça em exercício, Sara Mandra Rusciolelli. Ela destacou que, há tempos, o sentimento do povo brasileiro é de indignação diante dos atos de corrupção. Porém, o povo se tornou cético e a fiscalização efetiva por parte da sociedade “deixa a desejar”, complementou Sara Mandra, ressaltando que o MP está estimulando a sociedade a se autotutelar.

O envolvimento do público jovem também será buscado por meio de peças publicitárias criadas especificamente para este segmento. O conceito se manteve, mas as peças ganharam cores diferentes e situações mais próximas dos adolescentes. Colar na prova, mostrar identidade falsa na entrada da festa e furar a fila aproveitando o encontro com um amigo são alguns dos destaques. Diante deles, o MP questiona: “Você ainda acha que a corrupção está só na política?” e orienta: “Reveja seus conceitos e principalmente suas atitudes”. Segundo a promotora de Justiça Mônica Barroso, a campanha tem como base o projeto “O que você tem a ver com a corrupção?” e visa a transformação pela educação e conscientização de crianças e jovens. As atitudes devem ser analisadas desde muito cedo, frisou ela.

Lançamento do Selo

Representantes das instituições que integram a Rede de Controle da Gestão Pública também participaram do evento, em que foi lançado ainda o “Selo de Combate à Corrupção”. A peça foi criada para propiciar uma uniformidade visual às ações dos órgãos que compõem a rede, através da sua utilização em documentos e materiais publicitários. A partir de agora, todos utilizarão o selo nas suas produções, o que já pode ser conferido nas peças da campanha de combate à corrupção divulgadas hoje pelo MP.

Segundo o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam), promotor de Justiça Adriano Assis, a corrupção é resultado de uma série de problemas culturais e estruturais no Brasil e precisa ser combatida por meio de uma atuação conjunta e efetiva. A rede já tem traçadas propostas que vão se concretizar brevemente, anunciou ele, ressaltando que a criação do selo foi uma iniciativa do MP acolhida pelos demais órgãos que integram o colegiado: Advocacia-Geral da União, Auditoria-Geral do Estado da Bahia, Caixa Econômica Federal, Controladoria-Geral da União, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Receita Federal, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas dos Municípios e Procuradoria-Geral do Estado da Bahia.

O secretário-regional do Tribunal de Contas da União, José Ricardo Lousada, registrou que o momento é conjunção de esforços e traz uma perspectiva maior de atuação em conjunto. “Não vamos dar trégua à corrupção e vamos trabalhar pela melhoria da gestão pública”, concluiu. Também participaram da mesa de honra do evento, a procuradora-chefe substituta da Procuradoria da República na Bahia, Melina Montoya Flores; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Inaldo da Paixão; o superintendente da Polícia Federal, José Rita Martins Lara; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Maurício Caleffi; procurador-chefe da Advocacia-Geral da União na Bahia, Giovani Soares; e a auditora-geral do Estado, Mirian Tereza de Freitas. O procurador-geral do Estado, Ruy Moraes, o procurador de Justiça Geder Gomes e o promotor de Justiça Valmiro Macedo prestigiaram o lançamento.