fbpx

Aluna de escola pública conquistense vence concurso nacional


Mais de 50 mil ilustrações e textos sobre o tema “A agricultura no dia a dia das famílias brasileiras” foram produzidos por alunos de todo o país

Como parte do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, os concursos de desenho e redação mobilizaram alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de 1.572 escolas de 23 estados envolvidos nas atividades organizadas pelas centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Os concursos (que possuem etapa local e nacional) trouxeram, em 2014, o tema: “A agricultura no dia a dia das famílias brasileiras”. Foram produzidos mais de 50 mil ilustrações e textos.

Para produzir os trabalhos, os alunos receberam em sala de aula os conteúdos do Programa, desenvolvido pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos-, com o apoio das associações gerenciadoras das unidades de recebimento. Parte dos estudantes também esteve nas centrais de recebimento no Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado em 18 de agosto, e receberam a visita do representante das centrais.

No total, 165 trabalhos – 82 desenhos e 83 redações-, foram avaliados por uma comissão julgadora formada por representantes de entidades, empresas e profissionais do mercado como jornalistas, educadores, pedagogos e designers. A comissão ressaltou a qualidade dos trabalhos e ficou satisfeita com o resultado do concurso. Os alunos e professores serão premiados com tablets e notebooks, respectivamente, e a escola com um projetor multimídia.

Desenho – Vencedores:

1° lugar: Araraquara – SP

Nome: Marcio Alves da Rocha Junior

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. João Baptista Pereira de Almeida

2° lugar: Tangará da Serra – MT

Nome: Emily Mayumi Miyoshi Duarte

Escola: Centro Municipal de Ensino Professor José Nodari

3° lugar: Vitória da Conquista – BA

Nome: Heloisa Lima Machado

Escola: Escola Municipal Medeiros de Albuquerque

Redação – Vencedores:

1° lugar: Cornélio Procópio – PR

Nome: Michelli Henrique Lamar

Escola: Escola Municipal Deputado Nilson Baptista Ribas

2° lugar: Nova Mutum – MT

Nome: Camille Vitary B.S

Escola: Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade

3° lugar: Cacoal – RO

Nome: João Vitor Persh Storari

Escola: Escola E.E. Femedio Nilo Coelho

Sobre o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo

Criado pelo o inpEV, e em parceria com as centrais de recebimento, o programa tem como objetivo o apoio às instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares com temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Sobre o inpEV – O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 100 empresas e nove entidades em seu quadro associativo. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br