fbpx

Solenidade de formatura de novos agentes

 Durante a solenidade, o Governo Municipal apresentou o novo uniforme e outras novidades que modernizam o trabalho dos agentes

Momentos antes da cerimônia em que passaram da condição de alunos à de legítimos agentes municipais de trânsito de Vitória da Conquista uma sensação de expectativa era predominante entre os 41 concluintes do curso de formação promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, e realizado pelo Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional do Transporte (Sest/Senat).

Afinal, após a cerimônia, realizada no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), eles estavam oficialmente prontos para se juntar aos 36 agentes que já atuam nas ruas da cidade – e que, com a formação dos colegas mais novos, passam agora à condição de “veteranos”. “Ao abraçarmos esta profissão, abraçamos também seus múltiplos desafios. Exercê-la requer atualização constante”, descreveu o orador da turma, Márcio Jardim.

O formando João Kássio Batista se mostrou ciente dessa responsabilidade. Ex-funcionário de uma gráfica da cidade, ele resolveu se inscrever no concurso público aberto pela Prefeitura. Optou pelo cargo de agente municipal de trânsito movido pelo que o colega Márcio Jardim chamou de “desejo de fazer parte da família Simtrans” – embora outros fatores também tenham contribuído para sua decisão. “Primeiro, meu interesse foi a estabilidade por trabalhar num órgão público. Depois, a questão do trânsito ser, para mim, algo importante para contribuir com a sociedade de forma direta”, afirmou.

Novidades – Para desempenhar essa função, Márcio, João Kássio e todos os outros agentes estão mais bem equipados – e a primeira mudança a saltar à vista é o novo uniforme confeccionado pela Prefeitura. Em lugar do antigo fardamento, em que predominava a cor azul, a nova vestimenta é de cor cinza-escura, com detalhes em amarelo e bonés brancos – o que, segundo o coordenador municipal de Trânsito, Herling Conceição, “simboliza a paz, pois o que queremos é paz no trânsito”.

A isso, somam-se os novos talonários eletrônicos e os equipamentos de proteção individual, como cotoveleiras e joelheiras. “Vocês estão num momento muito importante. Estão vestindo, a partir de agora, uma farda que representa muito”, registrou a diretora do Sest/Senat, Maria Fatiá Mendes.

A Prefeitura adquiriu ainda cinco novas motocicletas modelo XRE-300, que serão postas nas ruas a serviço da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Outra aquisição importante é um caminhão-guincho, cuja montagem está em fase final. O equipamento deverá chegar a Vitória da Conquista antes do final de dezembro. Trata-se de um aparato indispensável ao “desafio” que os agentes enfrentam diariamente, como definiu o presidente da Câmara Municipal, Fernando Vasconcelos. “A Câmara se sente honrada por participar deste momento”, exultou o parlamentar.

‘Preparo’ – O curso de formação durou cerca de dois meses e meio. A maior parte da carga horária de 380 horas foi dedicada à parte teórica. Houve, posteriormente, a parte prática, quando os alunos fizeram estágio nas ruas da cidade, em meio ao trânsito propriamente dito. Durante a capacitação, foram ministradas disciplinas como Educação para o Trânsito, Atendimento ao Público, Noções de Primeiros Socorros, Português Instrumental e Educação Física. Em suma, trata-se de uma formação que contribui para uma necessidade detectada pelo prefeito Guilherme Menezes: que, durante certos momentos da atividade que vierem a desempenhar, os novos agentes tenham humildade, equilíbrio e um bom preparo psicológico.

“É muito importante o papel que vocês fazem, para a população de Vitória da Conquista e também para aqueles que nos visitam diariamente”, disse o gestor, em sua saudação aos formandos. “Quero desejar a todos vocês muitas felicidades”.  Texto e fotos: Secom PMVC