fbpx

Bahia: três doações de múltiplos órgãos num mesmo dia

PMVC

Pela primeira vez na Bahia foram realizadas três doações de múltiplos órgãos no mesmo dia, de acordo com informação do médico e coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura (foto).

As doações foram feitas  no Hospital do Subúrbio, em Salvador, e no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). As equipes trabalharam quase ao mesmo tempo, nos dois hospitais, para captar córneas, rins, fígado e coração.Para Eraldo Moura, este foi um momento especial porque ele observou que a população está mais consciente sobre a importância da doação de órgãos. “Essas doações vão beneficiar várias pessoas que enfrentam fila para conseguir um órgão e mudar as suas vidas”.

No ano passado, houve aumento de 12% no número de doações em relação a 2013, com 109 doações de múltiplos órgãos. Em janeiro de 2015 foi feita a primeira doação de órgãos no município de Ribeira do Pombal, situado na região nordeste da Bahia.

Transplantes

As doações de órgãos registradas em 2014 possibilitaram a realização de 563 transplantes – 332 de córnea, 52 de fígado, 63 de rim, 48 de medula óssea, 46 de esclera e 22 transplantes ósseos. Também foram feitos dois transplantes de pele, com material disponibilizado pelos Bancos de Pele do Paraná e de Porto Alegre, e 19 transplantes de rim com doador vivo.

A Bahia atua na busca ativa de potenciais doadores, com sete Grupos de Apoio à Doação distribuídos, em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Teixeira de Freitas, além de 30 Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott).