fbpx

Canal Futura na Jornada Pedagógica 2015

PMVC

Nesta quinta-feira, 05,  às 10h30, o Canal Futura e a Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista lançam a Maleta Futura “Por que Pobreza? Educação e Desigualdade” durante a Jornada Pedagógica 2015. O evento acontece no Centro de Convenções Divaldo Franco.

A Maleta Futura “Por que Pobreza? Educação e Desigualdade” é um material educativo, produzido pelo Futura em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a organização sul-africana Steps International. Reúne documentários, livros,  jogos e outros conteúdos pedagógicos para serem usados em sala de aula como ponto de partida para reflexão de questões globais, neste caso a pobreza.

O kit educativo será apresentado durante a palestra “Educação e Desigualdade”, pelo pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro André Lázaro. O professor vai falar sobre o uso da educação como caminho para o combate à pobreza e à desigualdade no país.

Também estarão presentes no lançamento do projeto no estado a gerente da área de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura, Ana Paula Brandão, e o secretário municipal de educação de Vitória da Conquista, Valdemir Dias.

“Esperamos que o conjunto de materiais que compõem a Maleta Futura possa apoiar a formação continuada dos professores e ser também uma ferramenta pedagógica para uso em sala de aula. A ideia é que, em conjunto, a equipe do Futura, professores envolvidos e os gestores da secretaria construam as estratégias de atuação com a ‘Maleta Futura Por que pobreza? Educação e Desigualdade’ na rede”, afirma Ana Paula.

Para o secretário Valdemir Dias, “A educação é o único caminho para combater a desigualdade. Por isso, acreditamos que o projeto será muito importante para a Rede Municipal de Ensino. Com certeza, será uma rica troca de experiências”.

Por meio do kit, uma seleção de material audiovisual, textos inéditos e propostas interativas, o Futura e a Secretaria Municipal de Educação visam fomentar a reflexão sobre as condições de produção e reprodução da pobreza. Para trabalhar esses conteúdos em sala de aula e em outras atividades, também no dia 5/2, à tarde, cerca de 70 professores, gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista participarão de oficinas de formação. O projeto Maleta Futura será implementado em 25 escolas do município em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na cidade e no campo.

A Maleta Futura “Por que Pobreza? Educação e Desigualdade” já é adotada nos estados do Ceará, Maranhão, Minas Gerais e Pernambuco. Em 2015, a maleta chega ao Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo