fbpx

PARFOR oferece 47 mil vagas em cursos de licenciatura

Capacitações gratuitas são destinadas aos docentes em exercício da rede pública da educação básica. Inscrições até sexta (13)
O período de pré-inscrições em cursos de licenciatura ofertados no Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) da Fundação Capes segue até sexta-feira (13).

A pré-inscrição deve ser feita, exclusivamente pelo site da Plataforma Freire. Para se pré-inscrever, o docente deve estar cadastrado na base do Educacenso de 2013 ou 2014.

Os cursos de licenciatura ofertados pelo Parfor são inteiramente gratuitos e destinam-se aos docentes em exercício na rede pública de educação básica. No Parfor são ofertados os seguintes cursos:

  • Licenciatura – para docentes ou tradutor intérprete de Libras em exercício na rede pública de educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula;
  • Segunda licenciatura – para docentes que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais que atuam como tradutor intérprete de Libras;
  • Formação pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência ou que atuem como tradutor intérprete de Libras na rede pública da educação básica.

São disponibilizadas um total de 47.365 vagas, sendo 26.630 em Cursos de Licenciatura, 17.015 em Cursos de Segunda Licenciatura e 1.720 em Cursos de Formação Pedagógica.

Avaliação

Para participar do processo seletivo dos cursos do Parfor, a pré-inscrição realizada pelos docentes deverá ser avaliada pela secretaria de educação estadual ou municipal à qual o pré-inscrito estiver vinculado. Nessa avaliação, a secretaria de educação informa, na Plataforma Freire, se valida ou não a participação do docente. O período de validação pelas secretarias de educação é de 16 de março a 24 de abril.

É importante ressaltar que a pré-inscrição e a validação não garantem a matrícula do professor. A realização da matrícula depende de aprovação em processo seletivo definido pela IES e do atendimento aos requisitos do programa e das regras para a formação das turmas.

Para saber mais sobre o Parfor, leia o manual disponível no site da Capes. Em caso de dúvidas, ligue para 0800 616161, opção 7, ou envie mensagem pelo Fale Conosco.

Sobre o Parfor

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, na modalidade presencial é um Programa emergencial instituído implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior.

Pretende induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica.

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem, entre outros requisitos, estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica.

Fonte:
Portal Brasil com informações da Fundação Capes