fbpx

Bahia encerra Semana Nacional do Júri: 312 sessões

A Semana Nacional do Júri foi realizada entre os dias 13 e 17 de abril

Os números finais foram apresentados pela juíza Jacqueline de Andrade Campos ao presidente Eserval Rocha

O Tribunal de Justiça da Bahia realizou 312 sessões de julgamento durante a Semana Nacional do Júri de 2015, entre os dias 13 e 17 de abril.

Os números finais foram apresentados pela juíza corregedora Jacqueline de Andrade Campos, gestora estadual das Metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), ao presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha.

São aproximadamente 77% dos julgamentos dos 409 inicialmente designados em todo o Estado, de acordo com informações atualizadas. Os dados finais apontam 148 condenações, 110 absolvições, 32 desclassificações, e 22 outras situações, a exemplo de prescrição e notícia de morte do réu.

Não foram realizados 97 júris por motivos diversos, dos quais 33 por falta de promotor de Justiça – que corresponde a aproximadamente 34% das sessões não realizadas -, 13 por ausência de advogado; 11 por renúncia de advogado; nove por ausência do réu; e 31 por outros motivos, como pedidos de adiamento da defesa e notícia de morte do réu.

Todas as comarcas baianas onde houve júri marcado contaram com juízes designados pela Presidência do Tribunal de Justiça. “Além dos nossos juízes e servidores, queremos agradecer o empenho do Ministério Público e da Defensoria Pública para que alcançássemos esse número tão positivo”, disse a juíza Jacqueline Campos.

A magistrada também ressaltou o trabalho do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Olegário Monção Caldas, e da corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Vilma Costa Veiga. “Foi muito importante contar com o apoio das duas Corregedorias e dos juízes corregedores para que alcançássemos o êxito”, concluiu.