fbpx

Eleições de líderes de classe mobilizam estudantes da rede estadual

Esta semana marca um momento histórico para os alunos da rede estadual de ensino que, desta quarta até sexta-feira (27 a 29), elegem os líderes de classe na primeira eleição geral promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A iniciativa faz parte do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação e objetiva potencializar a participação dos jovens nas ações realizadas nas escolas, contribuindo para a gestão democrática e participativa. Serão escolhidos, em todo o estado, mais de 20 mil representantes de turma.

Nestes dias que antecedem o processo eletivo, os estudantes concorrentes estão mobilizados, ativamente, dinamizando o ambiente escolar, por meio de seminários, palestras e produção de painéis informativos.

Como articulador e propositor para melhorias nas unidades de ensino, conforme as necessidades da sua turma, os líderes de classe têm o papel fundamental de apresentar as particularidades e demandas de cada uma delas. Todo contato com as turmas será através dos líderes. O líder tem o papel de multiplicador, de repassar e trazer a realidade da sua sala para o conhecimento da direção das escolas.

Podem participar das eleições todos os estudantes da rede estadual, matriculados regularmente, de qualquer série ou modalidade. A Secretaria da Educação também vai promover a escolha de dois representantes (líder e vice-líder), por unidade escolar, para compor uma coordenação. Estes representantes participarão de encontros municipais e regionais, onde serão discutidas propostas de trabalho relacionadas à juventude.