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Cabral & Sousa aumenta vendas

Distribuidora da Bahia aumenta a performance da sua equipe externa e passa a ter mais controle sobre as mercadorias disponíveis para a venda em tempo real

O espírito arrojado e a visão empresarial do diretor Antônio Cabral foram os principais motivadores para a criação da uma nova Cabral & Sousa, distribuidora de alimentos, bebidas, material escolar, higiene, pet, entre outros produtos, localizada em Vitória da Conquista. Ao observar o mercado da região, o executivo percebeu a existência de uma carência nas atividades ligadas à distribuição atacadista em balcão e pronta entrega.

Entre as dificuldades estavam a aquisição de produtos por conta da distância, pois as compras eram feitas em São Paulo, o elevado custo, o deslocamento das mercadorias e, sobretudo, a falta de uma gestão mais profissional no pré e pós-vendas. Contudo, esses desafios não desanimaram a empresa a enfrentar todos os obstáculos em prol de transformar a Cabral & Sousa numa grande empresa.

Para buscar este objetivo, a primeira medida foi adotar ferramentas de gestão para suportar seus processos de vendas. A fornecedora escolhida para apoiar a Cabral & Sousa nesta empreitada foi a Máxima Sistemas, empresa especializada em soluções tecnológicas para a gestão e desenvolvimento de força de vendas em multiplataformas.

A partir da implementação das ferramentas Pronta Entrega e Geolocalização a distribuidora passou a contar com mais controle e segurança sobre todos seus processos de venda direta, inclusive no que tange ao comando dessas rotinas, realizada pela equipe gerencial. Tais soluções são 100% integradas ao sistema de gestão empresarial utilizado pela distribuidora, o WinThor, ERP (Enterprise Resource Planning) fornecido pela PC Sistemas, empresa líder no mercado atacado distribuidor.

O resultado dessa aposta tecnológica foi muito positivo para a Cabral & Sousa, que alcançou um crescimento de 30% em relação ao ano passado por conta da estabilidade da ferramenta na gestão de vendas.

Atualmente, o Pronta Entrega possibilita aos representantes comerciais a condição de realizar, no momento da venda, a entrega dos produtos referente ao pedido, a emissão da nota fiscal, além de apresentar o estoque presente no veículo e no depósito, tudo através de um dispositivo móvel. Isso garante agilidade, segurança e satisfação dos clientes de maneira inovadora.

A ferramenta é completa. Hoje temos agilidade e versatilidade nos processos de toda equipe de venda devido a vários benefícios, como a emissão de Danfe, emissão de boletos bancários e atualizações mais rápidas”, exemplifica Antônio Cabral que também é presidente da ASDAB – Associação dos Distribuidores Atacadistas da Bahia.

Para manter a mesma eficiência e qualidade conferidas nas entregas aos seus mais de 12 mil clientes, a empresa conta com o apoio do módulo Geolocalização, no qual permite o gerenciamento do movimento das equipes de vendas em campo, fornecendo informações em tempo real de localização e rota.

Segundo Cabral a tecnologia otimiza a utilização da sua frota, reduzindo a quantidade de veículos necessária para entrega dos pedidos, já que a solução possui algoritmos considerando a malha viária e condições limitadoras de entrega, tais como o horário de atendimento de cada cliente, a zona de restrição de veículos, a carga horária de trabalho e capacidade do veículo, entre outros parâmetros.

“Hoje sabemos quanto tempo dura uma entrega por meio de informações ricas como localização e definição da rota para chegar até o destino, registro da data e hora de chegada do motorista no destino, cálculo do tempo gasto de descarga e registro das devoluções de mercadorias. Temos todos os dados da venda na palma de nossas mãos”, completa.

Gustavo Ragonesi, diretor comercial da Máxima Sistemas, ressalta que a missão da companhia é viabilizar no mercado atacado distribuidor baiano, no qual é líder, as melhores práticas de força de vendas para o desenvolvimento dos negócios dos seus clientes.

“Atuar como parceira da Cabral & Sousa no aumento do seu desempenho através de nossas soluções mostra que estamos no caminho certo, sempre buscando ferramentas que proporcionem benefícios diretos as vendas e aos negócios dos nossos clientes”, finaliza Ragonesi.

Sobre a Máxima Sistemas

Máxima Sistemas é uma software house mineira que nasceu dentro do mercado atacado distribuidor e tornou-se referência neste segmento. Com a aquisição da Tecnomix, em novembro de 2014, e da OnNet Systems, em março deste ano, a companhia ampliou sua atuação dentro da cadeia de abastecimento, passando a atender também o segmento de manufatura e consolidando sua liderança no mercado atacadista distribuidor de soluções móveis para força de vendas: 35% de market share, conforme dados do Ranking ABAD/Nielsen 2015. Com mais de 25.000 usuários, a empresa de mobilidade é hoje especialista, além na gestão e no desenvolvimento de força de vendas em multiplataformas, em soluções de logística, ofertando ferramentas especialmente criadas para potencializar essas áreas nos seus mais de 860 clientes ativos, espalhados em todo o território nacional.