fbpx

Camara comemora Dia do Professor

PMVC

A data é nacionalmente comemorada no dia 15 de outubro, mas a sessão em homenagem a esse profissional será realizada no dia 19 do mesmo mês

 Será realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta segunda-feira (19) uma audiência pública em homenagem ao dia do professor, que é comemorado todo dia 15 de outubro.

A sessão é uma iniciativa dos vereadores Coriolano Moraes (PT), Irma Lemos (PTB), Julio Honorato (PT), Arlindo Rebouças (PROS), Florisvaldo Bittencourt (PT) e Ademir Abreu (PT) e será realizada a partir das 19h, visando a importância desse profissional para o desenvolvimento social.

Dia do professor – No dia 15 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

A data tornou-se feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.