Chocolates da agricultura familiar baiana em Paris
Identificar as principais oportunidades para ampliar a capacidade de processamento e expandir a comercialização de chocolates produzidos na fábrica da agricultura familiar em Ibicaraí. Com esse propósito, a unidade da Bahia Cacau, localizada nesse município do Território Litoral Sul, recebeu a visita do superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, e do Anderson Afonso. A CAR é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
De acordo com o presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), Paulo Ramiseces, atualmente são produzidos 500 quilos de chocolate por mês, e com os novos investimentos a capacidade deverá ser triplicada. “Com essa intervenção serão beneficiadas 50 famílias de agricultores cooperados”.
Na visita, foi confirmada a participação do cooperado e assentado Osaná Crisóstomo, na missão organizada pela SDR/CAR, que levará os produtos da Bahia Cacau ao Salon du Chocolat em Paris (França), que acontece no período de 28 de outubro a 1º de novembro. “É uma grande oportunidade para acessar novos mercados para os chocolates produzidos pela agricultura familiar, seguindo os princípios agroecológicos”.
Segundo Jeandro Ribeiro, os investimentos serão liberados após estudo de viabilidade econômica realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Nos próximos dois anos serão investidos R$ 600 mil para dinamização da unidade de processamento da fábrica de chocolates Bahia Cacau”.
De acordo com o agrônomo e técnico da CAR, do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) do Território Litoral Sul, Anderson Afonso, “os investimentos no [período] pós-colheita serão determinantes na qualidade do chocolate produzido na unidade da Bahia Cacau”