fbpx

Contratações temporárias em Vitória da Conquista

 Postado por Thanize Borges

Em tempos de crise, ter uma oportunidade de ser inserido no mercado de trabalho é fundamental. Todos os anos, épocas de festejos juninos e final de ano são momentos propícios para o comércio absorver mão de obra para suprir a demanda do aumento do consumo.

As contratações temporárias, assim chamadas, começam a ocorrer normalmente em outubro, mas este ano a expectativa é que por conta do cenário econômico atual haja uma redução dessas contratações. É o que afirma a doutoranda em economia e professora assistente da UESB, Fernanda Calasans.

“O nível de atividade econômica está decrescendo e este mesmo movimento é acompanhado pelo nível de renda da população, somado com o aumento do índice de desemprego. No entanto, o incremento na renda dos trabalhadores e aposentados, com o pagamento do 13° salário é sempre um canal de incentivo ao consumo. Além disso, as comemorações do final do ano tradicionalmente, também contribuem para o aumento do consumo por parte das famílias. A questão é que tanto empresários, quanto as famílias, estão cautelosos e com receio de investir (no caso dos empresários) e de consumir (no caso das famílias)”, afirmou.

Sabemos que o que estimula as contratações são as expectativas de aumento nas vendas. Se não há essa expectativa ou se ela é baixa, isso afeta diretamente as novas contratações. A economista ainda alerta que “muitas empresas estão optando pelo pagamento de horas extras aos funcionários já empregados do que pela contratação de novos funcionários temporários. E isso agrava mais ainda o nível de renda e de emprego”, pontua.

Em Vitória da Conquista, com a nova conjuntura econômica, espera-se que sejam admitidos no comércio conquistense um número superior a 500 trabalhadores, um pouco menos que nos anos anteriores, que tinha uma média acima de 700 trabalhadores admitidos no período.

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Gilmar Ferraz, continua otimista e acredita que o comércio conquistense ainda possa reagir. Sobre isso a economista Fernanda Calasans aponta que Vitória da Conquista possui pontos favoráveis ao desempenho econômico, pois “quando olhamos para o setor de comércio e serviços, vemos que a cidade atrai consumidores de outras cidades, com uma área de influência que abrange muitos municípios. Esse fato pode contribuir, como tem contribuído, para que o nível de atividade neste trimestre se mantenha na média dos últimos anos”, disse.

Ainda, é importante que o trabalhador fique atento aos seus direitos enquanto estiver no emprego. “O trabalhador temporário tem assegurados todos os direitos que um funcionário fixo tem, com exceção do aviso prévio, por que ele já está sob pré-aviso de que será dispensado. ” – explica o presidente do Sindicato dos comerciários de Vitória da Conquista, Gilmar Ferraz.

Fonte: Ascom SECVC