fbpx

Paralisação: profissionais da educação municipal

PMVC

Profissionais da educação municipal de Vitória da Conquista realizam paralisação e seminário

 Conforme deliberado na última assembleia dos Profissionais da Educação da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, a categoria paralisará as atividades escolares no dia 3 de dezembro. A atividade marca o lançamento da Campanha Salarial 2016, que este ano será antecipada, em virtude das eleições municipais 2016.

Na data, o SIMMP realizará um seminário de Formação Sindical, cujo tema, “Carreira Unificada”, será ministrado pelo vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Milton Canuto. O assunto envolve uma das propostas de reivindicação da categoria para a campanha, que é a elaboração de um plano de carreira único para todos os profissionais da educação.

O município, atualmente, não disponibiliza um plano de carreira para os monitores. Já os professores, apesar de terem conquistado tal “benefício”, este ainda não contempla as necessidades do grupo, visto que a tabela salarial foi achatada a apenas dois níveis, não reconhecendo a formação dos especialistas, mestres e doutores.

Outra bandeira de luta da campanha salarial é o cumprimento integral da lei 11.738/2008, do Piso Nacional do Magistério, que, apesar de ter se tornado lei, não assegurou completa valorização profissional. Em Vitória da Conquista, por exemplo, a jornada de trabalho dos professores não tem sido cumprida conforme determina a lei.

A CNTE está encampando a luta nacional em prol do piso e da carreira, com o tema “Piso e Carreira andam juntos para valorizar os Profissionais da Educação Básica Pública”. Em consonância com a Entidade da qual é filiada, também o SIMMP estará lutando na próxima campanha por estas duas bandeiras.

“Eu sei que essa não será uma luta fácil, mas, tenho certeza que nós faremos uma forte campanha, pois a categoria está unida e, mais do que nunca, reconhece a necessidade de ser valorizada”, afirmou a presidente do SIMMP, Geanne Oliveira.

Toda a categoria é convocada à paralisação – primeiro ato oficial da campanha salarial 2016 – e para o seminário, que acontecerá no dia 3, no espaço de eventos Mediterrâneo (localizado na Avenida Juracy Magalhães), às 8:00 horas. “A formação é a nossa principal munição para o enfrentamento com o governo. Nós estamos em um processo importante de mudanças, que exige de nós esforço e conhecimento. Portanto, vamos aproveitar ao máximo os ensinamentos que a CNTE nos proporcionará, para que a nossa campanha esteja embasada e bem articulada”, concluiu a presidente, Geanne Oliveira.