fbpx

Economia Solidária participa da Exposição Conquista

 

Há 17 anos, a Exposição Agropecuária Nacional de Conquista tem um espaço especial para a economia popular. Na Feira de Economia Solidária, cerca de 90 empreendedores comercializam seus produtos artesanais e alimentícios.

Atualmente, 12 associações participam da Feira. A gerente municipal de Economia Solidária, Ivonete de Oliveira, que é oriunda de um desses grupos, fala do objetivo alcançado pelo evento: “é uma parceria da Cooperativa com a Prefeitura que deu muito certo. Cada ano que passa, mais pessoas nos procura, querendo divulgar seus produtos numa feira nacional que reúne gente de várias regiões. Tem dado muito certo e os empreendedores agradecem sempre o apoio do Governo Municipal”, comentou.

Segundo o presidente da Cooperativa de Trabalho Solidário em Produção de Alimentos (Trascoop), Arnaldo Ramos, o trabalho na feira é divulgar a associação que tem três anos de fundação e está com novos produtos alimentícios no mercado. “A ideia é chegar no fim do ano com 80 produtos, então nós viemos mais para apresentar nossos produtos. Está legal, nosso estande está sendo bem visitado”, avaliou.

A comerciante Edi Castro, que trabalha a seis anos na Economia Solidária, disse que a exposição sempre foi boa para o setor. “Vamos confiar e esperar que seja mais uma feira positiva”, desejou.

Em visita à Feira, o prefeito Guilherme Menezes lembrou sobre o início dos grupos de economia solidária. “Nós criamos o primeiro grupo de economia popular em 1997 e, hoje, já são 14 grupos de economia solidária em Vitória da Conquista. Fizemos uma parceria com a Coopmac e trouxemos a feira da Economia Solidária para a Exposição, transformando esse espaço em um movimento também de pequenos empreendedores, artesãos e artesãs”.

A Exposição Conquista acontece até o próximo domingo, 20, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.  Texto e fotos: Secom PMVC

SC2_6737