fbpx

Projeto Ação Integrada Bahia realiza oficina temática

Apresentar o tema trabalho escravo desde a sua conceituação e destacar cada secretaria envolvida no Projeto Ação Integrada Bahia (PAI) são alguns dos assuntos que vão ser discutidos, desta terça até sexta-feira (7 a 10), no sudoeste da Bahia, por uma equipe das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). As técnicas vão fazer a ‘Oficina Temática de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social’ em Vitória da Conquista, Encruzilhada, Barra do Choça e Itambé.“Nossa proposta é sensibilizar e conscientizar os diversos atores sociais para realizar atividades de campo, levantar as condições, necessidades e aspirações dos trabalhadores resgatados do trabalho escravo e/ou degradante, e [fazer] a prevenção do problema junto aos setores estratégicos do município”, explica o coordenador do PAI Bahia, Hildásio Pitanga.

Atualmente a Setre coordena o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) para replicação do Projeto Ação Integrada, que nasceu no Mato Grosso do Sul. A ação foi idealizada para acolher trabalhadores resgatados do trabalho degradante ou do trabalho análogo ao de escravo. O propósito é reintegrar o trabalhador, proporcionando melhor nível educacional, qualificação profissional e acompanhamento psicossocial.

A equipe de campo é formada pelas técnicas da Setre, Josinélia Chaves, Milena Carneiro e Sandra Reis, e da SJDHDS, Márcia Santos. Elas vão atuar, nos municípios, junto a representantes das secretarias de Ação Social ou de Assistência Social, Saúde, Educação, do Conselho Tutelar e dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAs) e (Centros de Referência Especializada e Assistência Social (Creas). Além da Setre e SJDHDS, participa do GTI a Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio de consultoria técnica.

Fonte: Ascom/Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)